Saulo Pessanha
20/11/2022 07:12 - Atualizado em 20/11/2022 07:12
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já chamou o pré-sal brasileiro após a sua descoberta em 2007 de “bilhete premiado”. E o prêmio contempla a administração de Wladimir Garotinho (sem partido).
O repasse turbinado, que cai nos cofres da Prefeitura de Campos, é resultado da combinação entre a disparada do preço do barril de petróleo no mercado internacional, dólar alto e a expansão da produção nacional.
Tal combinação levaram União, estados e municípios a uma arrecadação recorde com royalties e participações especiais da produção de petróleo e gás no país em quatro anos.
Mas a festa pode ter data para terminar. Matéria publicada no Globo revela que tamanha bonança concedida aos caixas dos governos não deve se repetir sob a gestão de Lula a partir de 2023, segundo analistas.
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) prevê uma queda de 7,62% na receita total de royalties e participações especiais em 2023. E, a partir de 2024, a expansão deve ser retomada em ritmo bem mais moderado.