Dora Paula Paes
16/08/2025 08:53 - Atualizado em 16/08/2025 08:53
Digital Influencer Vanessinhajoy
/
Divulgação
Pulinhos de alegria e ainda sem acreditar que estará vivendo uma experiência única: participar de umreality. Esse é o sentimento da digital influencer Vanessa Rocha, 28 anos, que irá representar o Norte Fluminense na 8ª edição da Expedição 21. Ela, juntamente com outros selecionados, vai viver a experiência imersiva que estimula a autonomia e a tomada de decisões de adultos com deficiência intelectual, em um programa cientificamente validado pela Universidade de São Paulo (USP) que é pioneiro nas Américas, realizado pelo Instituto Cromossomo 21. A jovem reside em São João da Barra e Quissamã, com estadias também em Campos. No Tik Tok, @vanessinhajoy é conhecida pelos milhões de sorrisos distribuídos.
Apaixonada por ballet e cheia de fé, ela embarca no próximo dia 22 para Maceió para participar da imersão na qual ela será a primeira participante com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) da história da Expedição 21 - uma espécie de reality.
“Pela primeira vez, a Expedição 21 receberá adultos sem síndrome de Down, mas com autismo e deficiência intelectual”, conta a sua mãe Rejane Rocha, que estará acompanhando a viagem da filha e diz que toda família está em êxtase pela grande oportunidade de ter Vanessa no projeto do “Cromossomo 21”.
O “Cromossomo 21” se refere ao projeto social e também a um reality show de imersão chamado “Expedição 21”, que visa promover a autonomia e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. O projeto, idealizado pelo educador social Alex Duarte, busca mostrar que pessoas com síndrome de Down são capazes de tomar decisões e viver de forma independente.
A Expedição 21 oferece uma experiência de imersão onde os participantes vivem juntos, longe de suas famílias, enfrentando desafios e aprendendo a lidar com situações do dia a dia.
Além disso, o projeto também se desdobra em um documentário, com o objetivo de divulgar a experiência e inspirar outras pessoas com síndrome de Down e suas famílias. O projeto “Cromossomo 21” busca sobremaneira combater preconceitos e promover a inclusão social dessas pessoas, mostrando suas capacidades e potenciais.
Em detalhes, o “Expedição 21” tem como foco a promoção da autonomia e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. “O objetivo é mostrar que pessoas com síndrome de Down são capazes de tomar decisões e viver de forma independente”, disse a mãe.
Vanessa também tem muitas expectativas. “Crescer, ficar mais conhecida na internet, ficar famosa, aprender muitas coisas lá com todos os participantes e criadores e ter autonomia. Meu sonho sempre foi participar de um reality e será um sonho realizado”, completa a jovem bastante animada para sua estadia em São José dos Milagres, entre os dias 27 e 29 de agosto.