Maria Laura Gomes
04/02/2026 14:14 - Atualizado em 04/02/2026 14:42
Chuva causa transtornos em Itaperuna
/
Foto: reprodução redes sociais
A Prefeitura de Itaperuna decretou Situação de Emergência em Desastre Nível 2, nesta quarta-feira (4), em razão das fortes chuvas que atingem o município nos últimos dias. A medida foi oficializada por meio de decreto municipal e tem como objetivo agilizar o acesso a auxílios e recursos, reduzindo a burocracia para o enfrentamento da situação. Nas próximas horas, há previsão de chuva forte no município com possibilidade de deslizamentos, trovoadas em alguns pontos da cidade.
O nível do Rio Muriaé atingiu 352 centímetros, conforme a última medição realizada às 6h15 desta quarta-feira (4), colocando Itaperuna em estado de alerta. A cota normal do rio é de 197 cm, enquanto o nível de alerta começa em 340 cm e a cota de inundação é de 400 cm. O aumento do volume de água já provocou novos alagamentos em bairros do município.
De acordo com o município, equipes das secretarias municipais seguem mobilizadas e atuando em diferentes pontos da cidade para minimizar os impactos causados pelas chuvas e restabelecer a normalidade o mais rápido possível.
Aulas adiadas— Diante do cenário, a Prefeitura decidiu adiar o retorno das aulas da rede municipal, que estava previsto para esta quarta-feira. A informação foi divulgada nas redes sociais oficiais do município na terça-feira (3). Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que, “em razão do segundo dia consecutivo de fortes chuvas na região, as aulas da Rede Municipal não retornarão nesta quarta-feira (04/02)”, destacando que o objetivo é garantir um retorno seguro para alunos e profissionais da educação.
A Prefeitura segue monitorando a situação do rio e orienta a população a acompanhar os canais oficiais para novas atualizações.