Imagem de São Miguel Arcanjo peregrina por cinco regiões do Brasil
A imagem de são Miguel Arcanjo vinda do Monte Gargano, na Itália, um dos santuários mais antigos e dedicado ao Arcanjo, peregrinará por cinco regiões do Brasil. A peregrinação começou no dia 26 de julho e irá até o dia 29 de setembro, festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. O objetivo da peregrinação é consagrar as famílias e as dioceses do Brasil à sua proteção.
A peregrinação é organizada pelo Instituto Hesed, que tem como carisma: “propagar a devoção aos Santos Anjos e viver profundamente as Misericórdias do Senhor”.
Leonardo Santana, de 34 anos, graduado em Geografia e Análise Ambiental pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), na cidade de Muriaé (MG) e natural de Barão de Monte Alto (MG), explica a importância da pegrinação da imagem de São Miguel Arcanjo.
“Ao contemplarmos a visita da imagem de São Miguel Arcanjo à Câmara dos Deputados, percebemos um ato profético que não é apenas simbólico, mas um gesto de fé que abarca todo o Brasil. No ato de coroar São Miguel, expressa-se o desejo de que toda a nação se coloque sob a proteção e os cuidados daquele que é o comandante dos fiéis, o Príncipe da Milícia Celeste, fazendo ecoar por toda a Terra de Santa Cruz o seu clamor: 'Quem como Deus?'”, disse Leonardo Santana.
A peregrinação tem o apoio do arcebispo de Fortaleza (CE), dom Gregório Paixão, e do bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo Fonseca, irmã Maria Joana, irmã Maria Raquel e padre Emanuel Maria. Eles foram ao santuário de São Miguel no Monte Gargano para buscar a imagem que está peregrinando pelo Brasil.
“A peregrinação da imagem é um movimento estratégico de um Comandante Celeste. Como recorda a irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed, e baseada no projeto a Grande reconquista, Deus não abandonou o Seu povo, mas enviou o Seu Príncipe, que se levantará para defender o seu povo em tempos de tribulação. Isso nos ensina que a vitória não virá por mãos humanas, mas pela fidelidade a Deus, da qual São Miguel é mestre. Para ele, a obediência é a maior afronta ao demônio”, continuou Leonardo.
Programa da peregrinação da imagem de São Miguel Arcanjo
A peregrinação da imagem de São Miguel Arcanjo começou no dia 26 de julho, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), na diocese de Piracicaba.
Nessa terça-feira (12), houve uma cerimônia pública e solene na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), para acolhida da imagem, com coroação e bênção sobre o Brasil como sinal de consagração à proteção celestial do arcanjo. Às 17h, houve missa na catedral e consagração da diocese.
São Miguel Arcanjo segue para Criciúma (SC) em 15 de agosto, Palmas (TO) em 5 de setembro e Rio de Janeiro (RJ) no dia 12 do mesmo mês. Nos dias 27 e 28 de setembro, a imagem participa da Festa de São Miguel em Fortaleza (CE) e encerra a peregrinação em São Miguel Arcanjo (SP), onde fica no dia 29 de setembro.
Em cada cidade que a imagem passar, o Instituto Hesed promoverá uma vigília, em colaboração com as paróquias anfitriãs. A programação conta com momentos de oração, adoração, música e espiritualidade. E, além disso, muita fé para os cristãos católicos.
Para unir a dimensão espiritual à caritativa, o Instituto Hesed pede que os participantes da peregrinação doem 1kg de alimento não perecível que será destinado às instituições sociais da região.