Lideranças traçam estratégias de desenvolvimento para o Norte Fluminense
13/08/2025 15:06 - Atualizado em 13/08/2025 15:06
Seminário foi realizado nessa terça-feira
Seminário foi realizado nessa terça-feira / Divulgação - Sebrae
Lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil dos nove municípios do Norte Fluminense se reuniram em Macaé para o Seminário de Oportunidades, Mobilização e Ações para o Desenvolvimento do Norte Fluminense (Soma). O evento, promovido pelo grupo Líder Norte Fluminense em parceria com o Sebrae Rio, reforçou a importância da integração regional para o crescimento econômico e social de toda a região e articulou ações coletiva para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

“Quando nos reunimos, conseguimos enxergar soluções conjuntas e fortalecer nossa representatividade junto ao Estado e à União”, afirmou o prefeito de Quissamã, Marcelo Batista, na abertura do SOMA. “Não basta agir isoladamente. Precisamos conectar nossas ações para gerar impacto real e duradouro”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Marcelo Neves, que representou o município no evento.

Já o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou que iniciativas como o SOMA “são extremamente importantes porque conseguem atrair, juntar, mobilizar e conectar lideranças para buscar soluções integradas para uma região com muito potencial econômico. Inclusive já saímos daqui com uma reunião agendada para tratarmos da pauta da agricultura”.

A programação incluiu a apresentação de resultados das mais de 100 reuniões realizadas em 2025 e dos 16 eventos promovidos neste ano, pelo Grupo LIDER, como fóruns de turismo, encontros de inovação e missões técnicas. A mesa-redonda “Avanços e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável Regional” reuniu especialistas e gestores para debater soluções conjuntas diante de temas estratégicos, como a Lei do 5G, a certificação Selo Azul e projetos de integração logística e de segurança pública.

Mulheres na agricultura
Durante o evento, foi lançado o programa Raízes do Norte, uma iniciativa territorial que conecta os nove municípios do Norte Fluminense para fortalecer a atuação das mulheres na agricultura familiar. O projeto visa ampliar oportunidades econômicas, sociais e ambientais, com três eixos principais: fortalecer a produção e organização das mulheres agricultoras, com apoio técnico e acesso a crédito; integrar políticas públicas e mercados, por meio de compras institucionais, editais e programas de fomento; e promover impacto transversal no território, articulando agro, turismo de experiências, mobilidade e gestão hídrica.

“Este é um projeto muito importante para toda a região, mas especialmente para Conceição de Macabu que tem a sua economia baseada na agricultura”, disse o prefeito do município, Valmir Lessa. “Já saio daqui com tarefas a executar, como a Conferência Territorial das Mulheres Rurais, que será realizada em setembro no nosso município, reunindo agricultoras de toda a região para debater soluções, trocar experiências e fortalecer as redes de cooperação”, completou.

Líder Norte Fluminense

Criado com base na metodologia do Sebrae, o LIDER Norte Fluminense é um grupo de articulação entre o setor público, o setor produtivo e a sociedade civil. Ele atua de forma apartidária e colaborativa, conectando agentes locais em torno de projetos estruturantes voltados ao desenvolvimento sustentável. “O desenvolvimento regional só é possível com engajamento coletivo. Este é o momento de cada município assumir seu papel nessa construção”, disse Robson Lessa, um dos coordenadores do grupo.

Para o coordenador do Sebrae Rio no Norte Fluminense, Guilherme Reche, o SOMA é mais que um encontro, “é um passo decisivo para consolidar a governança regional integrada. O Norte Fluminense é uma região com grandes vocações, recursos naturais e humanos e com enormes possibilidades de crescimento. Nossa missão é canalizar todo esse potencial, para gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”.
Fonte: Assessoria Sebrae Rio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS