Dora Paula Paes
13/08/2025 18:25 - Atualizado em 13/08/2025 18:41
Abertura da programação no Trianon
/
Divulgação
A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), em Campos, segue com sua ampla programação até dia 18, dentro das comemorações pelo mês da Advocacia, que inclui palestras, eventos culturais e esportivos, confraternização e homenagens. Nesta quinta-feira (14), às 17h, na Casa do Advogado terá solenidade, homenagens e a palestra do advogado Waldir Nilo Passos Filho sobre “Os desafios da Advocacia”.
Wladir Nilo palestrante
/
Reprodução
Wladir Nilo, que convida os colegas para o evento, fala dos desafios enfrentados pelos advogados. Ele cita, inclusive, o desafio novo que é a inteligência artificial e até mesmo os processos judiciais eletrônicos que, segundo ele, afastaram os advogados dos tribunais e varas. "Precisamos cada vez mais lutar pelo sistema de Justiça do nosso país, tornando-o mais célere e humanizado", ressalta.
A presidente da 12ª Subseção, Mariana Lontra Costa destaca que o mês é de valorização da profissão e um convite à reflexão sobre os desafios que são enfrentados pela categoria e à celebração do papel essencial do advogado na promoção da justiça e da cidadania.
A 12ª Subseção engloba os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, Italva e Cardoso Moreira, somando quase quatro mil advogadas e advogados.
No último domingo, a abertura oficial foi com o espetáculo "Luiz Gama- Uma Voz pela Liberdade", no Teatro Trianon. Ex-escravizado Gama aprendeu a ler aos 17 anos e libertou mais de 700 pessoas da escravidão, tornando-se, assim, símbolo de luta pela justiça e pelos direitos humanos. A peça foi protagonizada pelos atores Deo Garcia e Soraia Arnoni.
Programação
14/08, Quinta-feira, Casa do Advogado, 17h
• Solenidade, homenagens, palestra do advogado Waldir Nilo Passos Filho sobre “Os desafios da Advocacia”, coquetel
15/08, Sexta-feira, Sest/Senat, 18h às 22h
• VII Copa Luiz Rangel de Futebol – Fase Preliminar
16/08, Sábado Retirada das pulseiras com antecedência na Casa do Advogado