Dom Orani João Tempesta ficará mais dois anos à frente da arquidiocese do RJ
Pedro Henrique Figueiredo 12/08/2025 13:06 - Atualizado em 12/08/2025 13:12
Dom Orani João Tempesta
Dom Orani João Tempesta / Arquidiocese do RJ
O Papa Leão XIV acolheu a renúncia apresentada pelo arcebispo do RJ, cardeal Dom Orani João Tempesta, ao governo pastoral da arquidiocese do Rio de Janeiro, conforme as normas do Direito Canônico, utilizando a fórmula “nunc pro tunc”. Ou seja, a renúncia é aceita agora, mas seus efeitos serão efetivados mais tarde, informou nessa sexta-feira (08) a arquidiocese do RJ, destacando, ainda, que o Papa também “determinou que o cardeal permaneça à frente da arquidiocese por mais dois anos, até a nomeação de seu sucessor”.
Dom Orani está à frente da arquidiocese do Rio desde 2009 e disse em carta à arquidiocese que o Papa Leão XIV “manifestou, nesta ocasião, seu pedido e encorajamento” para que ele continue a servir no Rio de Janeiro, que Dom Orani Tempesta continue servindo com serenidade, generosidade e zelo pastoral o povo que foi confiado em suas mãos, essa “arquidiocese com o mesmo empenho e dedicação demonstrados ao longo dos anos”.
“Recebo esta missão renovada com gratidão e confiança, certo de que o Senhor nos chama a viver este tempo como oportunidade de fortalecer a fé, a comunhão e o ardor missionário de nossa Igreja. O Cardeal acolheu a decisão com espírito de comunhão e renovado compromisso, convidando todo o clero, religiosos, religiosas e fiéis leigos a se unirem em oração e renovado ardor missionário”, disse o arcebispo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com