Após mais de 40 anos e vários adiamentos, Ponte da Integração é inaugurada
Ingrid Silva 31/12/2025 11:36 - Atualizado em 31/12/2025 11:36
Inauguração da Ponte da Integração Deputado João Peixoto
Inauguração da Ponte da Integração Deputado João Peixoto / Foto: Rodrigo Silveira
Depois de mais de 40 anos de espera e vários adiamentos, a Ponte da Integração Deputado João Peixoto, que visa encurtar o trajeto entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, foi inaugurada no dia 12 de fevereiro deste ano. Só no ano de 2024, o evento foi adiado em alguns meses. Antes, seria entregue em março, junho e setembro do ano passado. Ainda em 2024, chegou a ser anunciado que a inauguração aconteceria em janeiro deste ano, mas só em fevereiro aconteceu o evento, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Cláudio Castro.
Além de Castro, estiveram presentes, na inauguração, o então presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, os prefeitos de Campos e SJB, Wladimir Garotinho e Carla Caputi, assim como o secretário de SFI Jairo Batista, representando a prefeita Yara Cinthia, os deputados Carla Machado e Thiago Rangel, o secretário de Habitação Bruno Dauaire e diversos vereadores de Campos, SJB e SFI. Outros deputados estaduais e políticos de outros municípios do Norte e Noroeste Fluminense também compareceram em peso.
O governador Cláudio Castro destacou, em seu discurso, que o interior do estado não estava recebendo os investimentos necessários nas gestões de outros governadores.
”A riqueza do nosso estado, a riqueza que faz arrecadação, que faz a gente tirar as obras do papel, ela é arrecadada é no Norte, no Noroeste, no Sul Fluminense do estado. E muitas vezes, se a gente pegar ao longo dos últimos 20 ou 30 anos, aquilo que o estado investiu, tenho certeza que foram as regiões mais abandonadas e deixadas de lado (...) O interior do nosso estado não é feito para receber migalha, é feito para receber todo o investimento que o Governo do Estado possa trazer”, falou Castro, que investiu no aceno ao interior fluminense.
A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, destacou a abertura de mais uma rota, que servirá para o escoamento de produtos e também para o turismo. ”Mais uma rota de escoamento dos caminhões, do tráfego. O nosso turismo também é muito valorizado, com bastante investimento, vai crescer ainda mais”, disse a prefeita, que também abordou a questão da segurança.
Bruno Dauaire, deputado estadual licenciado e então secretário de Habitação do Estado, lembrou dos adiamentos que aconteceram até a entrega da ponte que, inaugurada, pode alavancar o desenvolvimento da região.
”Eu mesmo participei de alguns atos políticos aqui que não aconteceram, não viraram realidade. Hoje, o governador Cláudio Castro, com uma consciência interiorana, vem transformar esse sonho de mais de 40 anos em realidade. Tenho certeza que, com essa ponte e esse investimento, o desenvolvimento regional se cacifa ainda mais, tendo o Porto do Açu, o Porto do Espírito Santo. Então, acredito que essa ponte é o marco histórico, um pontapé inicial para o desenvolvimento ainda mais eficaz da nossa região”, falou Bruno.

Acessos à Ponte
Mesmo após pouco mais de 10 meses da inauguração, os acessos à Ponte da Integração seguem com obras e devem ser entregues no primeiro semestre de 2026, segundo informado nessa sexta-feira (19) pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), mas ainda sem data ou mês definido.
Enquanto os acessos não ficam prontos, os motoristas que precisam acessar a ponte sofrem, principalmente, quando passam pelo trecho da RJ-196, em Gargaú (SFI). No local, a estrada é de chão, com buracos e muita poeira, como divulgado em matéria da Folha em março deste ano. A situação também acontece na RJ 194, em Campos.

Em setembro, as obras ainda não tinham sido iniciadas na planície goitacá. Mas, também nessa sexta-feira, o DER-RJ informou que realiza a implantação de 18 quilômetros da RJ-194, tanto no trecho de Campo Novo, com obras de drenagem, pavimentação, acostamento e sinalização quanto na RJ-196, no trecho entre a divisa de Campos dos Goytacazes e Gargaú.

Ainda no evento de inauguração, Rodrigo Bacellar abordou o atraso da entrega das rodovias RJ-196 e RJ-194, que ainda não foram finalizadas. Segundo ele, o atraso aconteceu por causa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
”Só não entregamos as duas RJs porque, novamente, o Tribunal de Contas fez aquela palhaçada de paralisar a licitação por quase um ano, assim como fez na ponte. Se não a gente estaria hoje inaugurando não só a ponte, mas concluindo todo o asfaltamento e urbanização dessas duas rodovias”, falou Bacellar, que pediu paciência e relatou que ainda deveria demorar cerca de um ano para entregar.

Também na ocasião, entidades de classe entregaram um documento ao governador Cláudio Castro reivindicando melhorias no acesso à ponte e o fortalecimento da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin).
"No entanto, a falta de segurança e melhorias no espaço da Codin, que fica numa área estratégica próximo ao Aeroporto Bartolomeu Lisandro, BR 101, agora da Ponte de Integração e do Porto do Açu, precisam dessas melhorias para atrair empresas, visando aumentar a oferta de empregos e arrecadação de impostos para Campos dos Goytacazes e região. Uma cópia do documento também foi entregue ao prefeito Wladimir Garotinho", disse Maurício Cabral, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).
O presidente do DER-RJ, Pedro Ramos, comentou a preocupação do prefeito Wladimir Garotinho sobre o fluxo de veículos no trecho de Campos, que passa dentro da cidade, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, podendo prejudicar o trânsito.
”Existe, de fato, uma preocupação do prefeito, que é legítima, que é o escoamento da RJ-194, no centro da cidade, o que vai, talvez, dificultar alguma coisa e existe sim uma demanda. E o trecho que ele cita, o trecho que passa por trás da Codin, é um trecho municipal, mas o governador autorizou. E nós vamos abrir um diálogo com a Prefeitura para firmar um convênio e a gente conseguir sim projetar. Que a gente consiga lançar essas obras que vão dar acesso à BR 101 e melhorar a trafegabilidade na região”, falou Pedro Ramos.
A assessoria da Acic informou, nessa sexta-feira (19), que na primeira quinzena de janeiro o presidente da Associação, Maurício Cabral, irá até o Rio de Janeiro para oficializar as reivindicações tanto com o DER-RJ quanto com o Governo do Estado.

Homenagens

A Ponte leva o nome do ex-deputado estadual João Peixoto, que morreu em 2020 por complicações da Covid-19. Parlamentar por seis mandatos na Alerj, ele apoiava a retomada das obras.
Gerusa Peixoto, filha do ex-deputado João Peixoto, foi convidada para a inauguração da ponte e agradeceu aos que lembram o legado de seu pai. ”Gostaria de agradecer a população que sempre abraçou o deputado João Peixoto. Ele fez um papel importantíssimo na nossa região de Campos, de São João da Barra e de São Francisco, até porque ele era sanjoanense. Então, é um orgulho muito grande para nossa família, um momento de gratidão e de reflexão”, falou.

Os deputados estaduais Rodrigo Bacellar e Carla Machado protocolaram um projeto de lei para que a RJ-196, que liga a ponte à Gargaú, receba o nome do ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Jorge Cherene. E a RJ-194, que liga a ponte ao distrito de Guarus, deve ser batizada com o nome de Genecy Mendonça, ex-prefeito de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS