Bacia de Campos tem novo poço de petróleo com alta qualidade
31/12/2025 11:37 - Atualizado em 31/12/2025 11:41
Bacia de Campos
Bacia de Campos / Foto: Petrobras
A Petrobras anunciou no dia 17 de novembro a descoberta de petróleo de alta qualidade em uma área do pós-sal na Bacia de Campos. O petróleo foi encontrado no bloco Sudoeste de Tartaruga Verde, em um poço exploratório situado a 108 quilômetros da costa de Campos, em uma profundidade de 734 metros.
Além de mostrar o potencial da Bacia, que se aproxima dos seus 50 anos de produção, o anúncio remete à possibilidade de aumento indenizatório aos municípios produtores. No caso, Quissamã e a cidade do Rio de Janeiro serão os mais beneficiados.
A empresa informou que a perfuração do poço já foi concluída. Os primeiros testes, que incluíram análises elétricas, indícios de gás e coleta de fluidos, confirmaram a presença de óleo na região. Agora, as amostras coletadas serão enviadas para análise em laboratório, o que ajudará a avaliar a qualidade do reservatório e a estimar o potencial de produção da área.
O bloco Sudoeste de Tartaruga Verde foi adquirido pela Petrobras em 2018, durante a 5ª Rodada de Partilha de Produção. A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) é a gestora do contrato, enquanto a Petrobras opera o bloco com 100% de participação.
A Bacia de Campos é uma área marítima que se estende entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, conhecida por abrigar alguns dos principais campos de petróleo do Brasil. Mesmo com o avanço das descobertas no pré-sal, a Bacia de Campos continua sendo um local importante para a exploração de petróleo.
A descoberta anterior da Petrobras ocorreu no pré-sal da Bacia de Santos, em maio deste ano. O poço encontrado lá estava a 248 quilômetros de Santos, em uma profundidade de 1.952 metros.
Em matéria publicada na Folha no dia 19 de novembro, o superintendente de Petróleo, Gás, Ciência e Tecnologia de São João da Barra, Wellington Abreu, destacou que a produtividade desse campo tende a ter impacto direto e a fortalecer toda a cadeia de óleo e gás da região e do estado.
William Passos, geógrafo e estatístico, também disse que a descoberta significa mais receita e mais possibilidade de investimento das prefeituras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS