Ex-governador Anthony Garotinho afirma ter recebido suposta ameaça de morte
Hevertton Luna 22/01/2026 18:32 - Atualizado em 22/01/2026 18:34
Ex-governador Anthony Garotinho
Ex-governador Anthony Garotinho / Agência Senado
O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho afirmou, em vídeo publicado na quarta-feira (21), que recebeu uma suposta ameaça de morte. Na gravação, é exibida uma arma de fogo sendo recarregada. Segundo ele, o Estado do Rio não estaria garantindo sua segurança.
Garotinho afirmou que sua atuação tem incomodado “gente poderosa e corrupta”. “Se alguém pensa que isso tira o foco do meu trabalho investicativo, que vem mostrando o comportamento reprovável de parlamentares, prefeitos, secretários de Estado, empresários e outras autoridades envolvidas em corrupção e com ligações com o crime organizado, pode perder a esperança. O medo nunca foi minha companhia, nunca me curvei a ameaças, jamais vendi minhas opiniões e convicções”, disse.
No dia 16 de dezembro, durante oitiva na CPI do Crime Organizado, no Senado, ele acusou o governador Cláudio Castro (PL) e o presidente licenciado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), de integrarem organizações criminosas. No vídeo, afirmou ainda que a comissão solicitou reforço em sua segurança, o que, segundo ele, ainda não ocorreu.
Por fim, Garotinho destacou que “se acontecer alguma coisa comigo, o responsável chama-se Cláudio Castro, porque até esse momento em que eu falo com vocês, nenhuma providência concreta foi tomada em resposta ao ofício da CPI do Crime Organizado”.
A reportagem da Folha1 entrou em contato com Garotinho para saber se foi registrado boletim de ocorrência, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. O Governo do Estado também foi procurado, mas ainda não se manifestou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS