Os resíduos foram retirados da orla por cerca de 50 alunos da rede municipal de ensino
/
Foto: Divulgação
Mais de 300 quilos de lixo foram recolhidos da praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, durante mais uma ação de conscientização ambiental e limpeza nas praias. Os resíduos foram retirados da orla na tarde dessa segunda-feira (13) por cerca de 50 alunos do ensino integral dos 6º e 7º das Escolas Municipais Herval Luís dos Santos Batista e Domingos Santos.
A limpeza, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia e com o Instituto BW, tem os objetivos de reforçar a conscientização ambiental e informar sobre o descarte incorreto de lixo e resíduos na praia, como plástico, vidro e papel, além das consequências nocivas dessa ação do homem, que acaba poluindo os mares e oceanos, e comprometendo a vida marinha.
De acordo com a diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Giovana Santos Alves, esse tipo de ação extracurricular é de extrema importância para a conscientização dos alunos. “Na praia, os alunos têm uma vivência prática do que eles aprendem na sala de aula. Eles adoram esse tipo de atividade e podem replicar o que vivenciaram e aprenderam aqui para as famílias e amigos”, disse.
Os resíduos de plástico são a principal causa da morte de tartarugas na região
/
Foto: Divulgação
Na praia, antes da limpeza, os alunos assistiram a uma palestra do Instituto BW, com exposição de peças anatômicas, como carapaça de tartaruga, crânio de golfinho, ossos de baleia, pássaros empalhados e ovos de tartarugas. Todas as peças fazem parte do arquivo do instituto, que atua com uma equipe de 40 pessoas no município.
Segundo a engenheira ambiental e educadora ambiental do Instituto BW, Mariana Braga, os resíduos de plástico são a principal causa da morte de tartarugas na região. “Nós realizamos o monitoramento diário nas praias de São Francisco, e a maioria dos animais morrem por terem engolido algum tipo de resíduo plástico. Recolher esse material das praias é de extrema importância para garantir a vida marinha”, ressaltou Mariana, informando que outra causa recorrente da morte de tartarugas é o afogamento após ficarem presas em redes de pesca.
Para Isabela Alves Soares, 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Herval Luís dos Santos Batista, tirar o lixo da praia é o mínimo que todo mundo deveria fazer.
Isabela Alves Soares, 12 anos
/
Foto: Divulgação
“Eu acho bem legal fazer essa limpeza nas praias porque a gente está ajudando os animais para eles não comerem esse lixo que vai para o mar. É muito errado deixar lixo na praia. Acho que todo mundo, quando vai à praia, tem que tirar o seu lixo e jogar na lixeira, porque o lugar do lixo é na lixeira, e não na areia da praia nem no mar. Todo mundo tem que ajudar a salvar os animais”, afirmou.
Todo o lixo coletado na praia será levado para a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.