Governo do Estado promove seminário sobre os avanços da ZPE do Açu
19/11/2025 | 15h33
Divulgação - Codin
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) promoverá, no dia 27 de novembro, o seminário “ZPE do Açu: Avanços e Oportunidades”, reunindo especialistas e representantes dos governos federal, estadual e municipal para debater os progressos e as perspectivas da implantação da Zona de Processamento de Exportação do Açu.
O encontro será realizado às 17h, na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), e integra a agenda do Governo do Estado voltada ao fortalecimento da competitividade e à ampliação das oportunidades para a indústria fluminense.
— O projeto da ZPE do Açu é estratégico para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e representa um passo importante na modernização e integração da nossa estrutura produtiva — afirma o presidente da Codin, Fábio Picanço.
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/F21qY1LnXTDbaZez9 ou pelo portal da Companhia: www.codin.rj.gov.br.
Prevista para o município de São João da Barra, a ZPE do Açu está inserida em um ambiente de negócios com infraestrutura portuária, retroárea industrial e conexões logísticas de grande capacidade, fatores que ampliam o potencial de escala produtiva e integração com mercados globais.
Fonte: Governo do Estado
Compartilhe
Porto do Açu lança segunda turma do "Portodos Jovens"
05/11/2025 | 12h17
Divulgação
O Porto do Açu lançou mais uma turma do "Portodos Jovens", uma jornada de aprendizagem que acompanha o jovem sanjoanense por 4 anos, a partir da finalização do 9º ano do Ensino Médio – uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Prefeitura de São João da Barra.

Depois de capacitar dez jovens na estreia do programa, no ano passado, a empresa que administra o complexo portuário deu início à capacitação de mais dez estudantes, nesta quarta-feira (5). O objetivo da ação é impulsionar a qualificação do aluno, com dois anos de parte teórica junto ao IFF e mais dois anos de prática e mentoria no Açu, na experiência como jovem aprendiz e estagiário.

“O 'Portodos Jovens' é um programa que já deu certo e, felizmente, caminha para sua segunda turma. É através dele que materializamos nosso compromisso com o desenvolvimento da juventude local e nos consolidamos como vetor de transformador social. O foco é criar oportunidades para que o jovem se desenvolva junto com a gente, abrindo portas para muitos deles no mercado portuário”, explica Viviane Menini, gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações.

A primeira edição do 'Portodos Jovens' contou com a mobilização de 500 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas de São João da Barra. O desafio inicial da empresa foi estimular o interesse dos estudantes pelos cursos técnicos oferecidos pelo IFF, para que eles possam participar da jornada completa.

Nesta segunda edição, foram convidados mais de 200 estudantes do IFF dos cursos de Transporte Aquaviário, Eletromecânica e Petróleo e Gás para participarem da Trilha de Desenvolvimento. Entre os mais de 60 participantes do processo seletivo, os 10 jovens que mais se destacaram começaram, hoje, como Jovens Aprendizes, com direito à bolsa auxílio e mentoria nas instalações do complexo portuário. A fase seguinte será o Programa de Estágio.

A estudante Luciana Lopes, que passou pela primeira turma, conta como tem sido a jornada de aprendizagem: “Integrar o time do Porto do Açu tem sido uma experiência única, marcada de momentos emocionantes e curiosos. Tenho tido a oportunidade de estar em lugares incríveis, ao lado de pessoas mais incríveis ainda, absorvendo o máximo de conhecimento possível”, pontuou.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Portos do Açu e de Antuérpia-Bruges assinam carta para criação de corredor verde de e-combustíveis
04/11/2025 | 16h20
Kristof Waterschoot, CEO do Porto de Antuérpia, e Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu
Kristof Waterschoot, CEO do Porto de Antuérpia, e Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu / Divulgação
O Porto do Açu e o Porto de Antuérpia-Bruges assinaram nessa segunda-feira (3) uma carta de intenções para a criação de um corredor marítimo verde entre Brasil e Europa, com potencial para se tornar a primeira grande rota de exportação de e-combustíveis do mundo. O objetivo é que o corredor esteja em operação antes de 2030.
O acordo é resultado de um estudo de pré-viabilidade desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute (RMI) e Global Maritime Forum (GMF), apresentado durante o Oceans of Opportunity Summit, no Rio de Janeiro. O evento reuniu líderes do setor portuário, marítimo, energético, financeiro e governamental para discutir a agenda de descarbonização marítima do Brasil.
“Trabalhamos para que o Porto do Açu seja um hub global de exportação de combustíveis marítimos de emissão zero, estrategicamente posicionado para conectar a produção brasileira à crescente demanda europeia por soluções de baixo carbono. A criação do corredor reforça nossa estratégia de ser o porto da transição energética no Brasil”, afirma Rogério Zampronha, CEO da Prumo.
O Porto de Antuérpia-Bruges, um dos maiores hubs industriais da Europa, projeta a importação de 6 a 10 milhões de toneladas de amônia verde por ano até 2030, equivalente a 1,2 a 1,5 milhão de toneladas de hidrogênio verde. Essa demanda de mercado pode ser atendida pela produção brasileira, incluindo a prevista para o hub de hidrogênio e derivados do Porto do Açu.
“A parceria com o Porto de Antuérpia-Bruges mostra o poder da cooperação internacional e como podemos contribuir para uma economia marítima sustentável e circular. O Açu é um ecossistema que entrega resultados reais, com disponibilidade de energia e um modelo de porto privado que garante agilidade, eficiência e os mais altos padrões ESG”, completa Eugenio Figueiredo, CEO do Porto do Açu.
De acordo com o estudo de pré-viabilidade, o corredor Açu-Antuérpia oferece vantagens comerciais: a operação dos navios pode se aproximar da paridade de custos com combustíveis convencionais com os novos incentivos da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês); a infraestrutura necessária já foi mapeada, incluindo terminais, protocolos de segurança e requisitos regulatórios; e há viabilidade comercial para atender à demanda europeia com baixo risco de compliance.
“A parceria com o Porto do Açu é um marco na construção de um corredor transatlântico de energia verde. Juntos, estamos preparando os primeiros fluxos de importação de amônia verde do Açu para Antuérpia-Bruges, impulsionando uma economia marítima verdadeiramente sustentável e circular”, comenta Kristof Waterschoot, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.
O mapeamento também destaca que o Brasil possui condições competitivas para se tornar um dos maiores produtores globais de e-combustíveis, impulsionado por sua matriz elétrica predominantemente renovável, políticas públicas para o setor e baixo custo de capital. Além disso, a implementação do IMO Net Zero Framework, que pode começar já no próximo ano, e políticas europeias como FuelEU Maritime e Emissions Trading System (ETS) devem criar incentivos adicionais para combustíveis de emissão zero ou quase zero. O setor marítimo é responsável hoje por cerca de 80% do comércio mundial em volume e por aproximadamente 3% das emissões globais.
“O Brasil tem os recursos para liderar o mundo em combustíveis marítimos sustentáveis e competitivos. Possui ótimas energias renováveis, carbono natural, uma indústria de recursos naturais próspera e conectividade que o tornarão uma potência global na próxima economia de energia e o posicionarão como líder para nos levar até lá”, destaca Jon Creyts, CEO da RMI.
“O setor marítimo tem a chance de ser um líder na transição energética global, especialmente porque pode ajudar a criar um mercado para os e-combustíveis. O corredor verde entre o Porto do Açu e Antuérpia-Bruges é mais do que uma rota comercial que pode estimular esse mercado; é um símbolo do que podemos alcançar por meio de uma ação climática coordenada e de uma liderança estratégica. Estamos apenas começando a explorar os vastos ‘Oceanos de Oportunidades’ que surgem quando inovação, políticas públicas e liderança se unem em prol de um futuro descarbonizado”, aponta Johannah Christensen, CEO do Global Maritime Forum.
Hub de hidrogênio do Porto do Açu
O Porto do Açu tem consolidado sua posição como um importante polo de produção de hidrogênio de baixo carbono e combustíveis limpos. Em apenas um ano, a primeira área licenciada, abrangendo 1 milhão de metros quadrados, foi totalmente destinada a projetos focados na exportação de amônia verde e e-metanol para mercados internacionais. O licenciamento ambiental para mais 4,5 milhões de metros quadrados está em andamento para atender à crescente demanda de investidores no Porto.
Até o momento, cinco desenvolvedores internacionais garantiram seis reservas de terrenos dentro do hub de hidrogênio e Derivados do açu, reforçando o papel do porto como porta de entrada do Brasil para a produção e exportação em larga escala de combustíveis sustentáveis.
O próximo passo do corredor Açu-Antuérpia será um estudo de viabilidade completo, que detalhará custos, contratos de offtake, disponibilidade de navios e motores compatíveis, e a estrutura financeira do projeto, combinando incentivos da IMO, programas brasileiros e políticas europeias.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Reserva Caruara e Inea firmam acordo para projetos de educação ambiental
28/10/2025 | 15h39
Divulgação
A Reserva Caruara e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental na região Norte Fluminense, com foco nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

“Estamos honrados de celebrar este acordo com o Inea. A Reserva Caruara, além de ser a maior RPPN do Estado do Rio de Janeiro, reforça com este acordo sua atuação no território, ampliando as ações de educação ambiental relacionadas à biodiversidade do ecossistema de restinga em toda a região Norte Fluminense”, destaca Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.

A parceria prevê o intercâmbio de informações e a elaboração conjunta de projetos e atividades voltadas à educação ambiental da população local, promovendo maior integração entre duas unidades de conservação, a Reserva Caruara, administrada pela Porto do Açu Operações, e o Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), sob gestão do Inea. O acordo tem validade de dois anos e pode ser prorrogado.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Porto do Açu e JAQ estudam hidrogênio verde em embarcações
16/10/2025 | 14h21
Divulgação
O Porto do Açu e a JAQ Apoio Marítimo, unidade de negócios do Grupo Náutica, assinaram nesta quinta-feira (16) um Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para estudar formas de captação de recursos, apoio e parcerias voltadas ao desenvolvimento de embarcações movidas a hidrogênio produzido a bordo, além de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
As empresas pretendem elaborar conjuntamente estudos de viabilidade técnica, comercial, ambiental, financeira, jurídica e contábil necessários para o avanço e eventual implementação desse tipo de embarcação. A JAQ já está desenvolvendo duas embarcações (Explorer H1 e Explorer H2) que serão operadas a hidrogênio verde, com zero emissão de carbono. As unidades foram projetadas para funcionar como laboratórios avançados dedicados ao estudo dos biomas brasileiros e funcionarem como verdadeiros laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação flutuantes.
O projeto será apresentado oficialmente durante a COP30, em Belém (PA), e seguirá para o Porto do Açu no próximo ano.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Comércio campista estará fechado na próxima segunda-feira, Dia do Comerciário
13/10/2025 | 15h31
Comércio de Campos
Comércio de Campos / Rodrigo Silveira
Na próxima segunda-feira (20) o comércio de Campos estará fechado em virtude do feriado do Dia do Comerciário. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Campos (Sindivarejo), as lojas só poderão abrir sem a presença dos funcionários, que terão direito à folga integral, sem prejuízo da remuneração.
A medida foi tomada conforme prevê a cláusula 9.1 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor. O sindicato reforça que o Dia do Comerciário é uma data de reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos profissionais que movimentam diariamente o varejo local.

O Sindivarejo também lembra que bancos, instituições financeiras, repartições públicas e demais segmentos funcionarão normalmente. Assim, o consumidor deve ficar atento e se programar antecipadamente, evitando transtornos ao encontrar o comércio fechado na segunda-feira
Compartilhe
Estudantes da região de Campos terão textos publicados pelo Projeto Alunos Autores
06/10/2025 | 16h43
Davi, Lázaro e Luana tiveram textos selecionados
Davi, Lázaro e Luana tiveram textos selecionados / Divulgação
Três estudantes da região de Campos dos Goytacazes vão representar a Regional Norte Fluminense no Projeto Alunos Autores 2025, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). A iniciativa vai transformar os participantes em escritores de um livro, que será lançado na capital fluminense. A ação integra o Educação do Amanhã, ligado à Política Pública de Recomposição das Aprendizagens.
Davi de Andrade estuda no Cólegio Estadual Benta Pereira, em Campos, e escreveu a poesia "O silêncio das madrugadas nas cidades". Já Lázaro Campos Dias, autor do conto "Em busca de sentido para a existência", é aluno do Colégio Estadual Barão de Macaúbas, em São Fidélis. E de Quissamã, a aluna Luana Souza da Silva, do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, escreveu a crônica "A sombra da saudade".
 
Os textos revelam a sensibilidade dos estudantes e o trabalho de incentivo à criatividade nas escolas. Lázaro escreve sobre um menino que procura razão na vida, conduzindo o leitor por reflexões existenciais. Luana traz a memória afetiva e a presença simbólica de quem já partiu, em uma narrativa marcada pela lembrança. Davi, por sua vez, descreve com lirismo a quietude das madrugadas nas metrópoles, transformando a rotina urbana em poesia.
Para Joilza Rangel Abreu, subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, o Projeto Alunos Autores fortalece o desenvolvimento da formação integral. “Esse programa enaltece a produção textual e reconhece o esforço dos educadores, que orientam e estimulam cada aluno. Ver seus textos publicados em um livro é um momento de orgulho e autoestima, que reflete diretamente no engajamento e na motivação da comunidade escolar. É uma conquista que exalta o aprendizado e a confiança de cada jovem no próprio potencial”, afirmou.
Projeto
A Seeduc-RJ lançou o edital do Projeto Alunos Autores em maio deste ano, com a divulgação do cronograma e suas regras. A iniciativa contemplou três categorias: poesia, para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais; conto, para o Ensino Médio e crônica, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O processo foi dividido em três partes. Na fase escolar, cada unidade indicou um trabalho por modalidade, escolhido por uma banca especializada. Em seguida, houve uma curadoria das Diretorias Regionais, que selecionaram até duas opções de cada gênero para representar suas áreas. Na etapa estadual, uma comissão avaliadora externa escolheu os 33 finalistas.
Segundo Flavia Costa, superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, a atividade demonstra a força da rede e dos professores. “O Projeto Alunos Autores teve um alto comprometimento dos docentes, que incentivaram seus alunos em sala de aula e acompanharam de perto cada estágio. O resultado é uma coletânea que expressa a diversidade cultural do estado e valoriza o protagonismo juvenil”, comentou.
O Projeto Alunos Autores conta com a participação das 14 Diretorias Regionais: Metropolitanas I, II, III, IV, V, VI e VII; Norte Fluminense; Serrana I e II; Baixadas Litorâneas; Centro-Sul, Noroeste Fluminense e Sul Fluminense.
Lançamento
A coletânea será editada pelo Grupo Eureka, parceiro da Seeduc-RJ no Projeto Educação do Amanhã. O lançamento está marcado para 18 de novembro, com uma tarde de autógrafos no Espaço Veneza, no Rio de Janeiro, em um momento de celebração. Os exemplares serão distribuídos a alunos e bibliotecas. Além da versão impressa, será disponibilizado também um e-book.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Dia de São Francisco com celebrações neste sábado, em sua igreja na 13 de Maio
03/10/2025 | 15h35
Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco / Antônio Filho - Divulgação
Neste sábado (4), comemora-se o dia de São Francisco de Assis e, na igreja a ele consagrada, na Rua Treze de Maio, no Centro de Campos, as atividades começarão no período da manhã, entre 9h e 11h, quando os animais receberão a tradicional bênção a eles dedicada. A comemoração tem a organização da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência – entidade que administra a igreja, considerada um dos mais belos cartões postais do município.
“As festividades terminarão às 17h, com a celebração da Santa Missa Solene, presidida pelo Padre Wallas Maciel, na qual serão distribuídos os pães de São Francisco. Esperamos pela comunidade, mantendo viva a tradição da celebração do nosso padroeiro, um dos santos mais venerados do universo”, destaca o ministro da Venerável Ordem Terceira, major Oswaldo Almeida.
Compartilhe
Vast Infraestrutura patrocina projeto de educação tecnológica em SJB
01/10/2025 | 15h58
Divulgação
A Vast Infraestrutura, empresa de infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos instalada no Porto do Açu, está apoiando, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a ação social Conectados do Bem. O projeto oferece educação tecnológica para cerca de cem crianças do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza e do Centro Municipal de Educação Avançada, em São João da Barra (RJ).

“Por meio de nossa Política de Fomento Social, reforçamos nosso compromisso com o cuidado com as comunidades em nossa área de influência e com o meio ambiente, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos, cada vez mais, incentivar ações de bem-estar, educação, cultura e desenvolvimento sustentável na região”, ressalta Adriano Lima, diretor de Sustentabilidade da Vast Infraestrutura.

O Conectados do Bem, executado pela empresa Criape, tem como objetivo tornar o ensino mais atraente e interativo, apresentando aos jovens o mercado de tecnologia e suas possibilidades de geração de renda, motivando-os a permanecer na escola. Para isso, a Vast está financiando a montagem de um laboratório de robótica nas duas instituições de ensino sanjoanenses, equipado com dez notebooks, micro retífica, kit de robótica Arduino e pegboard.

Serão oferecidas 40 horas de oficinas presenciais de educação tecnológica, abordando games, robótica, desenvolvimento de apps e sites, animação e empreendedorismo social. As atividades serão conduzidas por um professor da região, acompanhado por um docente da própria escola, que posteriormente atuará como multiplicador do conhecimento.

“A parceria com a iniciativa privada é fundamental para ampliarmos as oportunidades de aprendizagem de nossos alunos. A chegada do laboratório de robótica vai além do ensino em sala de aula: abre caminhos para o futuro, desperta talentos e contribui para a formação integral de nossas crianças e jovens. Esse tipo de ação fortalece a escola, motiva os estudantes a permanecerem nos estudos e amplia as perspectivas de desenvolvimento para toda a comunidade”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.

Lançada este ano, a Política de Fomento Social da Vast tem como objetivo incentivar e estabelecer diretrizes para ações de fomento social pela companhia, orientando as decisões a respeito da contribuição voluntária em projetos que promovam o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.

Além do Conectados do Bem, outros dois projetos da região serão incentivados, o “Partiu Trabalho!” e o “Esporte Para Todos”. As iniciativas são voltadas para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e atuarão nos municípios de São João da Barra e Campos, promovendo educação tecnológica, iniciação esportiva, fundamentos de artes cênicas e empreendedorismo social para o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental desses jovens, auxiliando-os inclusive na entrada no mercado de trabalho.
Fonte: Assessoria
Compartilhe
Munícipios produtores da região recebem royalties de setembro com alta
25/09/2025 | 10h32
Plataforma de petróleo
Plataforma de petróleo / Divulgação - Agência Petrobras
Os municípios produtores de petróleo recebem os royalties do mês de setembro nesta quinta-feira (25), com alta. Nos cofres da Prefeitura de Campos, foram depositados R$ 46.564.452,06, valor 10,1% superior aos R$ 42.304.729,00 de agosto.

Para o município de São João da Barra, foram pagos em setembro R$ 16.088.529,33, enquanto em agosto o repasse foi de R$ 15.578.505,63, mostrando uma alta de 3,3% neste mês.

Já para Quissamã, o repasse apresentou alta de 8,3%, recebendo o valor de R$ 11.014.139,78. Detentor da maior parcela de royalties entre os municípios da região, Macaé registrou alta de 6,4% no depósito deste mês (R$ 78.077.055,81) sobre o pagamento de agosto (R$ 73.367.935,89).

Ainda no Norte Fluminense, Carapebus vai receber R$ 7.981.620,38, uma alta de 5,3% em relação a agosto (R$ 7.577.735,70).
O superintendente de Petróleo, Gás e Tecnologia de São João da Barra, Wellington Abreu, destacou que os royalties subiram com produção histórica de 5,1 milhões de barris/dia no Brasil. "Junho marcou um momento histórico para o Brasil: a produção nacional de petróleo e gás natural ultrapassou pela primeira vez os 5 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), alcançando 5,156 milhões de boed, crescimento de 5,28% em relação a maio. O repasse de royalties da concessão, creditado hoje (25/09), aos municípios produtores reflete, sobretudo, a alta produtividade dos campos do pré-sal na Bacia de Santos e de áreas de grande relevância para o Norte Fluminense, como Roncador que, mesmo operando apenas no pós-sal, mantém a 9ª posição entre os maiores campos do país, além do complexo de Marlim e de Jubarte, com efeitos também sobre municípios do Espírito Santo. Em contrapartida, houve queda esperada em Paraty e Cabo Frio devido à paralisação da plataforma no campo de Peregrino. Embora o preço do petróleo siga oscilando em função da geopolítica internacional, os valores percebidos em 2025 permanecem inferiores aos royalties de 2024, o que pressiona as finanças locais e exige maior atenção ao equilíbrio das contas públicas, para que os serviços essenciais garantidos por essas verbas não sofram prejuízos. Diante desse cenário, torna-se urgente abrir novas frentes de desenvolvimento. O Complexo Portuário do Açu desponta como vetor estratégico da transição energética, com projetos em hidrogênio e amônia verdes, combustíveis do futuro e no combustível sustentável de aviação (SAF) a partir da cana-de-açúcar, que já foi um dos maiores pilares da economia do Norte Fluminense e do estado do Rio de Janeiro", comentou.
Compartilhe