Caruara lança agenda de caminhada de filhotes de tartarugas ao mar
07/01/2026 16:01 - Atualizado em 07/01/2026 16:01
Divulgação
As tradicionais caminhadas de filhotes de tartarugas ao mar já têm datas definidas, durante o verão sanjoanense. Promovida pela Reserva Caruara, com execução da Fundação Projeto Tamar, a atividade educativa costuma atrair milhares de pessoas e, neste 2026, não será diferente. As caminhadas acontecerão todas as sextas, às 16h30, e aos sábados, às 8h30, de acordo com o nascimento de filhotes, que é acompanhado pela equipe de monitoramento das praias da região. As inscrições para participação já estão disponíveis no site oficial reservacaruara.com.br.
Só na atual temporada reprodutiva, que começou em setembro, já foram identificados 1.900 ninhos e o nascimento de cerca de mais de 13.000 filhotes. Em 17 anos de Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, são mais de um 1,4 milhão de filhotes somados. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o programa também organiza as caminhadas de filhotes abertas ao público, como parte de suas ações de conscientização.
“Chegamos ao momento mais esperado do ano por moradores e turistas que frequentam a Reserva Caruara. A Caminhada de Filhotes ao Mar é uma oportunidade de vivenciar uma experiência única em meio à natureza e, ao mesmo tempo, conhecer sobre o ciclo reprodutivo das tartarugas e as melhores práticas ambientais, durante a atividade. No ano passado, mais de 4.800 pessoas foram impactadas pela agenda oficial e a nossa expectativa é de que esse número cresça ainda mais, neste ano. A ação é uma de nossas principais ferramentas para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, explica Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.
Aos sábados de janeiro, em conexão com a agenda da Caminhada de Filhotes ao Mar, a Caruara contará com uma exposição de peças produzidas pelas artesãs de São João da Barra, integrantes da Secretaria Municipal de Turismo. Essa iniciativa reforça nosso compromisso socioambiental com a região, a partir do momento em que concilia a geração de oportunidades com o reaproveitamento de material residual e elementos naturais da restinga, agregando valor à arte.
Ainda com foco em educação ambiental, a Caruara conta com outras atividades no período de verão, como a exposição Aves e Encantos, o Circuito Tela Verde com exibição de filmes, a Caça aos Resíduos, as oficinas sustentáveis Restinga em Foco e Restingarte, além de Jogos Ecológicos.
Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas
O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas é desenvolvido pela Porto do Açu Operações, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA, com coordenação da Reserva Caruara. Desde 2008, o programa monitora 62 km de faixa de areia, desde o pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção.
O período de desovas vai de setembro a março. Por isso, quem frequenta as praias da região já consegue ver as estacas usadas pelos monitores do programa para identificação e controle dos ninhos. A orientação para turistas e banhistas é que não interfiram nas demarcações e não trafeguem com veículos nas areias para não compactarem os ninhos. Outro ponto importante é o descarte correto do lixo, já que a interação com resíduos é uma das principais causas de morte do animal.
Fonte: Assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Mário Sérgio Junior

    mjunior@fmanha.com.br