Jovem é baleado à luz do dia durante confronto em Guarus e Civil prende dois envolvidos
Rafael Khenaifes 09/01/2026 09:24 - Atualizado em 09/01/2026 11:56
Montagem: Folha da Manhã
Na manhã desta sexta-feira (9), um jovem foi baleado ao apontar uma arma para a Polícia Militar nas imediações das Casinhas do Nolita, área onde a violência faz parte de guerra de facções. Ainda nesta sexta-feira, a Polícia Civil informou que, durante o confronto que deixou esse jovem ferido, dois homens foram presos, além de um adolescente apreendido no dia anterior. Nessa quinta-feira (8), um trailer da Polícia Militar foi instalado no Parque Prazeres, em Guarus, Campos, região também atingida pelo confronto. O objetivo é dar fim na guerra entre facções, que assusta moradores há pelo menos 7 dias.  
Segundo a Polícia Militar, os policiais receberam denúncias que bandidos iriam fazer novos ataques no Parque Prazeres. No local, foi feito um cerco numa casa, onde um dos bandidos pulou o muro e apontou a arma para polícia. Um dos militares revidou e atingiu o jovem na região da virilha. Ainda na ação, foi apreendido um revólver e munições. O caso é investigado na Delegacia de Guarus.
A Polícia Civil informou que foi realizada uma operação nas comunidades Casinhas do Nolita e Parque Prazeres para prender e identificar envolvidos nos confrontos entre facções da última semana.

Durante as incursões foi identificado o adolescente contra o qual constava pendente mandado de busca e apreensão expedidos pela justiça por fato análogo ao crime de tráfico de drogas.

Ele foi conduzido a 146° Delegacia Policial e após cumpridos os procedimentos de praxe, será encaminhado ao Degase para cumprimento das determinações judiciais. 
Nesta semana, diversos tiroteios aconteceram e em pânico moradores perderam o direito de ir e vir, virando reféns da violência. No último final de semana, policiais militares foram recebidos a tiros.
Ainda nesta semana, um motoboy, que preferiu não se identificar, contou que os bandidos não estavam deixando ninguém entrar no Parque Prazeres.
"Atividade no Parque do Prazeres, fui fazer uma entrega lá, os caras me pararam, falaram que não é para entrar ninguém. Motoboy, Uber, mandou voltar na hora e se insistir vai tomar tiro, toma cuidado galera, toma cuidado, está muito perigoso. Teve uma troca de tiro agora de tarde lá, bagulho tá doido. Eu pensava que poderia entrar lá, que era tranquilo, como de costume, já faço entrega na área toda semana, mas fui barrado, não consegui entrar, mandaram eu voltar. Vale a pena não, por causa de dez, cinco reais, você perder a vida, tomar tiro e ainda perder a moto", relatou o trabalhador. 
A PM explicou que integrantes da facção que ocupam a comunidade Casinhas do Nolita, no Parque Santa Rosa, usam uma mata como acesso para se esconderem e chegarem ao Parque Prazeres, na tentativa de ocupação do território.
Por meio de nota, a PM informou que o Parque Prazeres agora conta com um trailer, policiamento diuturno e estarão presentes 24 horas.
Reprodução
"Diante dos recentes acontecimentos, o 8º BPM reforçou as operações táticas, inclusive em áreas de difícil acesso e matas, contando com o suporte especializado do Batalhão de Ações com Cães (BAC), onde, durante patrulhamento nas casinhas de Nolita, a cadela JADE e o cão MARLEY, encontraram uma Espingarda cal. 12, marca Mossberg, na área de mata. Os 05 (cinco) cartuchos deflagrados foram encontrados pela Equipe do 8º BPM na Rua Gladstone", explicou a nota da PM.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS