Júlia Alves
08/01/2026 15:37 - Atualizado em 09/01/2026 08:49
Divulgação | Montagem Folha da Manhã
Após registro de tiroteios, o policiamento foi reforçado no bairro Parque Prazeres, no subdistrito de Guarus, em Campos. A Polícia Civil informou, nesta quinta-feira (8), que o inquérito já foi instaurado e que estão sendo realizadas incursões diárias e noturnas na região. Durante essas ações, uma espingarda calibre 12 foi apreendida. Ela estava enterrada em uma área de mata. No último domingo (4), disparos de arma de fogo foram registrados na região e, na ocasião, um homem ameaçou atirar contra os policiais, mas conseguiu fugir. A Polícia Militar instalou um trailer com atuação 24 horas por dia no local.
Segundo o delegado titular da 146ª Delegacia de Polícia de Guarus, Ronaldo Cavalcante, a Polícia Militar duplicou o policiamento no local, trazendo mais agentes para a ação. “Estouraram agora o acampamento do ADA, que estava dentro do matagal perto do Parque de Prazeres. Então a polícia está fazendo a parte dela, só que a polícia não consegue estar em todos os lugares o tempo todo. Toda vez que a gente se recolhe para trocar as guarnições, eles começam a dar tiro para o alto. Pelo menos, por hora, não tem vítima. Ninguém foi atingido. É mais uma demonstração mesmo de poder por parte do ADA", comentou.
O Batalhão de Ações com Cães (BAC), que também está atuando no reforço de policiamento, encontrou uma das armas que estavam sendo utilizadas nas ações criminosas.
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) informou que, através do comando do 8º BPM, estão sendo realizadas operações diariamente na região para prender os responsáveis pelos disparos de arma de fogo, que, na maioria das vezes, são efetuados na área de mata. As ações na região contam com o apoio do BAC e continuarão até a prisão dos responsáveis.
Reprodução
Diante dos recentes acontecimentos, a Polícia Militar instalou um trailer com atuação 24 horas por dia no Parque Prazeres. O 8º BPM reforçou as operações táticas, inclusive em áreas de difícil acesso e matas, contando com o suporte especializado do BAC. "Trabalhamos incansavelmente para: inibir conflitos entre facções; retirar armas e drogas de circulação; ampliar a presença do Estado na comunidade", informou.
No último final de semana, a equipe do 8º Batalhão da Polícia Militar atendeu uma ocorrência de disparos de arma de fogo na região. Os militares receberam a denúncia nas proximidades da Rua Gladstone de Melo. Porém, na Rua Djalma Lima, também no Parque Prazeres, a equipe percebeu um veículo de cor preta com quatro homens no interior do carro, além de um ao lado do mesmo veículo, com uma touca preta sobre a cabeça.
De acordo com a PM, esse homem apontou uma pistola em direção à equipe, mas, antes que ele realizasse a agressão, um dos militares efetuou cinco disparos contra o suspeito, que conseguiu correr e pular o muro de uma casa, fugindo. Não há informações se o homem foi baleado.
Foram feitas buscas no local e proximidades, mas não foi possível encontrar o homem. Enquanto realizavam as buscas, diversos disparos foram escutados pela equipe, que acionaram reforços. Ainda no local, foi arrecadado um rádio comunicador.
Nessa quarta-feira (7), foram divulgados relatos e vídeos sobre novo tiroteio na região, mas não houve registro tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar. Desde o domingo, moradores do bairro temem pela segurança.