O município de Campos está entre as cidades do estado do Rio de Janeiro que registraram as maiores perdas de participação no Produto Interno Bruto (PIB) Nacional entre 2022 e 2023. Os dados constam na pesquisa PIB dos Municípios 2022-2023 divulgada na sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dos 5.570 municípios analisados dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Campos é a quinta cidade com maior perda de participação no PIB, com redução de 0,1 p.p, atrás de Ilhabela (SP).
O município que lidera a lista é Maricá com recuo de 0,3 ponto percentual (p.p.), seguido por Niterói (RJ) e Saquarema (RJ), ambas com queda de 0,2 p.p.
Segundo o IBGE, a concentração das maiores perdas está em municípios cuja economia é dependente da indústria extrativa, especialmente de petróleo e gás. E o principal fator foi a queda dos preços internacionais das commodities em 2023.
Já os maiores ganhos de participação foram registrados, em sua maioria, nas capitais e grandes centros urbanos, revertendo parcialmente a tendência de desconcentração observada nos anos anteriores. (A.N.)