Folha Letras - Quando nem ELA não é capaz de interromper sonhos
24/12/2025 09:45 - Atualizado em 24/12/2025 09:45
Divulgação/Wellington Cordeiro
 
Wellington Cordeiro (Colaboração)*
A vida, por vezes, impõe rupturas que colocam em xeque todas as certezas. Médico formado, especializado, casado e pai, Pedro Assed Gonçalves acreditava seguir o curso esperado da própria trajetória até que, em 2023, após sucessivas quedas, recebeu o diagnóstico de Doença do Neurônio Motor, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A enfermidade neurodegenerativa progressiva, sem cura conhecida, provoca a paralisia gradual dos músculos do corpo.
A perda dos movimentos, no entanto, não interrompeu sua capacidade de criar e se comunicar. Com o auxílio de tecnologia assistiva baseada no movimento dos olhos, mouse óptico e softwares específicos, Pedro passou a escrever e desenvolver novas narrativas. Nesse processo, o médico abriu espaço ao escritor, com o objetivo de compartilhar histórias e transmitir a ideia de que, mesmo diante de limites severos, ainda é possível seguir produzindo sentido e diálogo.
Foi assim que o médico Pedro Assed apresentou sua primeira obra literária, o livro infantil “Novos hábitos do urso Batuk”, lançado em 18 de dezembro, na Faculdade de Medicina de Campos, instituição onde se graduou em Medicina em 2007. A obra utiliza conceitos da endocrinologia para construir um guia prático e ilustrado de hábitos saudáveis voltado ao público infantil, por meio de uma narrativa que aborda amizade, coragem e escolhas conscientes.
Divulgação/Wellington Cordeiro

A tarde de autógrafos, no foyer do Anfiteatro da Faculdade de Medicina de Campos, no dia 18 de dezembro, reuniu familiares, amigos e professores da faculdade, entre eles, os doutores Luiz Clóvis Parente, Luiz José de Souza e Márcio Sidney Pessanha que destacaram o quanto Pedro era um aluno dedicado e brilhante.
Em um ambiente marcado pela emoção, Pedro interagiu com os convidados por meio do computador. As dedicatórias foram feitas por sua filha, Maria Sofia, que, com o apoio da mãe, Thaís, carimbou os exemplares com a assinatura do seu pai.
Divulgação/Wellington Cordeiro

O livro narra a história de Batuk, um urso que mantinha hábitos alimentares inadequados e consumia com frequência doces e bebidas açucaradas, até ser levado a uma consulta médica com o Dr. Pedro, um urso endocrinologista que o orienta a melhorar sua alimentação. As ilustrações são de Bruna Hermínio, artista escolhida pelo autor.
Filho do médico Sérgio Gonçalves, Pedro construiu uma trajetória acadêmica e profissional consistente. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos, realizou pós-graduação em Endocrinologia pela PUC-RJ/IEDE, concluiu mestrado em Medicina com concentração em Endocrinologia pela UFRJ e atuou como médico pesquisador colaborador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione. Também integrou a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes, além de atuar como professor na pós-graduação do IEDE. Sua produção científica concentrou-se em temas como diabetes mellitus, síndrome metabólica, osteoporose e distúrbios do metabolismo ósseo.
O avanço da carreira foi interrompido pela progressão da ELA, que hoje limita seus movimentos exclusivamente aos olhos. Ainda assim, por meio da tecnologia, Pedro preservou sua autonomia comunicativa e transformou a visão em instrumento de escrita. Seus olhos deixaram de ser apenas um meio de observar o mundo e passaram a cumprir a função de linguagem, permitindo que ideias, conhecimentos e histórias continuem a alcançar o público leitor. Pedro superou limites, num ato de rebeldia ontológica, provou que a consciência não pode ser encarcerada pelo corpo. Ele reconquistou sua autonomia comunicativa, transformando a visão em diálogo e agora com a literatura, segue levando conhecimento, histórias e reflexões ao público. Seus olhos deixaram de ser apenas uma janela para o mundo e passaram a ser a ponte pela qual a alma projeta seus pensamentos.
*Membro da Academia Campista de Letras e assessor da Faculdade de Medicina de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS