Arquivo Público de Campos lança site com acervo digitalizado
04/12/2025 19:07 - Atualizado em 04/12/2025 19:08
O Arquivo Público de Campos lançou nesta quinta-feira (4), o novo site institucional com acervo digitalizado, ampliando o acesso de pesquisadores e da população aos documentos históricos sob guarda da instituição. A plataforma permite a consulta remota a parte do acervo e integra o esforço do órgão para garantir transparência e cumprimento da Lei de Acesso à Informação, com foco em agilidade e segurança no atendimento às demandas de pesquisa.

Para a diretora do Arquivo Público de Campos, Rafaela Machado, o lançamento do site representa a consolidação de um trabalho que vinha sendo planejado há anos. “A entrega do site representa a concretização de um trabalho e a sensação de dever cumprido. A falta dessa plataforma nos incomodava, porque sabemos que o pesquisador tem direito de acesso às informações e a Lei de Acesso à Informação precisa ser cumprida”, afirmou a diretora.

Rafaela ressalta que a preocupação da equipe não se limitou à disponibilização do conteúdo, mas também à experiência de quem acessa a ferramenta. “Queríamos muito que esse projeto saísse do papel e, mais do que simplesmente colocar o acervo online, nos preocupamos com a qualidade do trabalho. O site ficou intuitivo, simples, fácil de navegar e os documentos têm muita qualidade, a ponto de o pesquisador conseguir abrir as imagens no celular com ótima resolução”, destacou.

De acordo com Rafaela, o lançamento marca apenas a primeira etapa da inserção do acervo na plataforma digital, com previsão de ampliação contínua do conteúdo disponível. “Hoje já temos cerca de 50 mil páginas disponíveis na plataforma, o que representa apenas 10% do nosso universo documental, então esta é só a primeira etapa. A partir de agora seguiremos alimentando o site continuamente”, explicou.
Para a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fernanda Campos, o lançamento do site representa um marco para a cidade e para a comunidade acadêmica. Segundo ela, o momento era aguardado por toda a equipe da Fundação, pelo governo municipal e pelos pesquisadores que utilizam o Arquivo Público. “Hoje é um momento muito aguardado por todos nós da Fundação Cultural, pelo governo e pela cidade, incluindo a comunidade acadêmica. Este lançamento marca o início de um processo que deixa de ser apenas um sonho e se concretiza dentro das possibilidades do município, ao nos permitir demonstrar para o Brasil e para o mundo a riqueza patrimonial que Campos já conhece, preserva e mantém sob a salvaguarda do Arquivo Público Municipal”, afirmou Fernanda.

O subsecretário de Ciência e Tecnologia, Henrique Da Hora, lembrou que acompanha o projeto desde a fase de elaboração das propostas, apresentadas em edital da área cultural, e destacou o protagonismo de Campos no cenário estadual. “É uma mistura muito grande de sentimentos, porque participei, há algum tempo, a convite de colegas da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, da oficina que ajudou a preparar os projetos submetidos a esse edital. É com muito orgulho que a gente fala que, dos nove projetos que foram aprovados em todo o estado, cinco foram em Campos, ou seja, mais da metade. Isso significa que temos uma força cultural muito grande, neste caso especialmente ligada ao período colonial, e também mostra que contamos com uma comunidade universitária muito forte”, afirmou.

Com o lançamento do site, que pode ser acessado AQUI, pesquisadores, estudantes e demais interessados podem realizar cadastro, consultar o acervo digitalizado e solicitar agendamento de pesquisa presencial sempre que necessário, bastando utilizar a própria plataforma como canal oficial para acesso aos documentos. A plataforma também pode ser usada para emissão de certidões com fé pública nos casos em que o uso do material arquivístico seja exigido em processos de naturalização e reconhecimento de cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS