Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense comemora 29 anos de fundação
17/07/2025 15:21 - Atualizado em 17/07/2025 15:22
Foto: Reprodução



O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) está celebrando durante o mês de julho o aniversário de 29 anos da entidade. Criado a partir de um movimento de trabalhadores da Bacia de Campos, que entendeu que deveria ter autonomia em relação à antiga representação do Sindipetro-RJ, o sindicato deu posse à sua primeira diretoria em 2 de julho de 1996, data de aniversário da entidade.

“Nosso sindicato completa 29 anos de lutas e conquistas. Quase três décadas de resistência, conquistas e mobilização, sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da nossa categoria. É com coragem, unidade e resistência que seguimos escrevendo essa história, acreditando na força coletiva”, comemorou a entidade em sua rede social.

Com sedes nas cidades de Campos e Macaé, e mais de 10 mil petroleiras e petroleiros filiados, o Sindipetro-NF é o maior sindicato petroleiro da América Latina, com atuação intensa tanto nas lutas da própria categoria quanto nas lutas gerais da Classe Trabalhadora.

Filiado à FUP (Federação Única dos Trabalhadores), à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e à CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico), o sindicato atua em parceria com dezenas de outras entidades sindicais e dos movimentos sociais, como o MST (Movimento dos Sem Terra).

Atuação
O Sindipetro-NF esteve presente em momentos decisivos da história brasileira, como em grandes greves em defesa da Petrobrás, no movimento Lula Livre e na resistência democrática contra o fascismo. Também é reconhecido como um dos pioneiros na extrema prioridade que confere às pautas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho, desde a tragédia da plataforma P-36, em 2001.

História do sindicato
A criação do Sindipetro-NF foi aprovada em um plebiscito realizado em 1995, ano de realização de uma greve histórica, no governo FHC, que impediu a privatização da Petrobras. O desmembramento do Sindipetro-RJ foi consolidado por meio de assembleias entre os dias 23 e 25 de abril de 1996. A primeira diretoria foi eleita em um pleito realizado entre os dias 17 e 29 de junho do mesmo ano, e empossada em uma cerimônia no dia 2 de julho, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima).
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS