O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) condenou o Americano pela suposta escalação irregular do goleiro Carlos Vinícius Pinto na Série A2 do Campeonato Carioca. O julgamento aconteceu na tarde desta quinta-feira (17). Com a decisão, o Americano perdeu três pontos na tabela da competição e ficou fora das semifinais. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Após analisar o caso, o TJD-RJ entendeu que houve infração ao regulamento da competição. O caso envolve a suposta inscrição irregular do goleiro Carlos Vinícius Pinto, que, segundo a denúncia apresentada por outras equipes da competição, teria sido relacionado de forma indevida para a partida contra o Bangu, realizada no dia 14 de junho, pela sétima rodada da Série A2. O jogador ficou no banco de reservas, mas não entrou em campo.
De acordo com os registros da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), o atleta foi inscrito no dia 12 de junho, o que gerou questionamentos por parte dos denunciantes quanto ao cumprimento dos prazos regulamentares. A acusação apontava que a inscrição deveria ter sido feita até antes da sexta rodada, realizada nos dias 7 e 8 de junho.
O Americano havia sido absolvido em julgamento anterior realizado no dia 3 de julho. Mas a Procuradoria do TJD, América, Cabofriense e Duque de Caxias entraram com recurso. Com a nova decisão do Tribunal e a perda dos três pontos, o Americano deixou o G4 e perdeu a vaga na semifinal. Mas ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para tentar reverter a punição.
Até esta quinta-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) estava aguardando o resultado do julgamento e não havia marcado os confrontos das semifinais. A tendência é que o restante da competição continue suspenso enquanto não se esgotam as possibilidades de recurso na Justiça Desportiva.