Ponto Final
/
Ilustração
Mais Marias e Josés Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campos tem sua população majoritariamente católica, com aproximadamente 43,46% da população expressando essa fé. E não é à toa que no município, os nomes mais comuns são os mesmos de quatro santos.
Nomes frequentes Nesta semana, o mesmo instituto divulgou levantamento dos nomes mais frequentes registrados em todo o país, com base no Censo de 2022. E em Campos, de acordo com análise do geógrafo William Passos, Maria lidera os registros, totalizando 21.584 pessoas são batizadas com o mesmo nome da mãe de Jesus, o que equivale a 4,46% da população campista.
Ana em segundo Já o segundo nome mais comum é Ana, que remete à identificação da mãe de Maria e avó de Jesus. No total, são 10.200 “Anas” em Campos, o equivalente a 2,11% dos habitantes. O terceiro nome que aparece no ranking dos mais frequentes em Campos é José, que é o primeiro mais comum entre os nomes próprios masculinos e faz referência à identidade do pai de Jesus. São 7.499 Josés naturais de Campos. Em seguida vem João, que batiza 7.371 pessoas. No catolicismo, este nome é relacionado ao primo de Jesus.
Silva entre os sobrenomes. Neste ano a novidade do levantamento do IBGE foi a inclusão dos sobrenomes. O município de Campos contabiliza 67.440 pessoas com Silva (13,95%), seguido de 36.524 "Santos" (7,55%) e Souza, que é o sobrenome de 35.496 pessoas (7,34%). Em quarto e quinto lugar aparece Gomes (5,64%) e Ribeiro (4,30%), respectivamente.
Ranking nacional No Brasil, Maria (12.224.470 pessoas) e José (5.141.822 pessoas) também se mantêm no topo do ranking, como já apontado pelo Censo Demográfico desde 2010. Já o sobrenome Silva lidera os registros em todo o país, estando na identificação de 16,76% da população.
Alerta O Hospital Escola Álvaro Alvim, em Campos, divulgou um alerta sobre o aumento de golpes envolvendo familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a instituição, criminosos têm entrado em contato por telefone ou mensagens, solicitando pagamentos para supostos exames, procedimentos ou liberações imediatas.
Orientação O hospital informou que não realiza cobranças por telefone, mensagens ou aplicativos, e que qualquer pagamento é feito apenas mediante emissão de documento oficial e orientação presencial. O comunicado também pede que os familiares não realizem pagamentos, nem forneçam dados pessoais ou bancários. A instituição recomenda ainda que, se necessário, seja registrado boletim de ocorrência.
Concurso O Instituto Consulplan será a banca responsável pela organização do concurso público para a área da Educação da Prefeitura de Campos. Ainda sem data prevista para lançamento do edital, a Comissão Organizadora do Concurso irá começar as tratativas para a elaboração do documento.
Matrículas A primeira fase do processo de matrículas para 2026 na rede municipal de ensino em Campos terá início nesta segunda (10), quando as unidades escolares realizam reuniões de orientação com as famílias e iniciam a renovação de matrícula dos estudantes que permanecerão na rede.
Novos alunos Para novos alunos, as inscrições de pré-matrícula ocorrem de 24 de novembro a 19 de dezembro, com resultado divulgado em 16 de janeiro de 2026 e efetivação da matrícula no período entre 19 e 23 de janeiro.
Água O abastecimento de água nas localidades de Goitacazes, Donana e Tócos será interrompido neste domingo (09), das 5h às 17h, para realização de uma manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Donana. De acordo com a Águas do Paraíba, a manutenção visa manter a eficiência dos serviços da concessionária, antecipando-se ao período de verão, quando há maior consumo de água.
Suspeita de meningite A secretaria de Saúde de Campos informou que recebeu, nesta sexta-feira (7), uma notificação de um caso suspeito de meningite. De acordo com as primeiras informações, o paciente seria uma criança. O estado de saúde dela não foi divulgado. A Saúde ainda informou que está colhendo informações para que as medidas adequadas sejam adotadas.
Reconhecimento Os casamentos religiosos celebrados conforme os ritos próprios das religiões afro-brasileiras, especificamente da Umbanda e do Candomblé, poderão ser legitimados no Estado do Rio. O projeto de lei aprovado em discussão única na Alerj é do deputado Átila Nunes (PSD). Por ter recebido emendas durante a votação, a medida precisa ser votada em redação final pela Casa.