No Estado do Rio, 2,5 milhões ainda não fizeram a biometria para a próxima eleição
12/02/2026 16:20 - Atualizado em 12/02/2026 16:40
TRE-RJ levará serviços ao interior
TRE-RJ levará serviços ao interior / Divulgação
O Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informa que cerca de 2,5 milhões de eleitoras e eleitores do Estado do Rio ainda não fizeram o cadastramento biométrico. Para realizar a coleta, é preciso comparecer às Zonas Eleitorais ou às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) para a coleta das digitais até o dia 6 de maio. Além disso, na reta final, a procura costuma ser mais intensa.

Para evitar transtornos de última hora, o Tribunal recomenda que o público procure um posto de atendimento o quanto antes. Após a data, também não será possível solicitar outros serviços, como emissão de primeira via do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, troca de local de votação, atualização de informações cadastrais e regularização em caso de pendências.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, ressalta a importância da coleta biométrica e de o público se antecipar em relação à data final.

“O prazo parece longo, mas isso não é verdade. Neste intervalo de tempo, nós temos o carnaval e, adiante, a Semana Santa. Então, o eleitor que deixar para depois deve enfrentar uma procura mais intensa. Quem se antecipar e fizer a coleta das digitais agora evitará eventuais filas no atendimento. E garantirá uma votação mais rápida e tranquila no momento de exercer a cidadania”, afirmou o magistrado.

A realização do procedimento oferece uma série de facilidades ao cidadão no acesso a serviços públicos, uma vez que a biometria da Justiça Eleitoral assegura o selo ouro na plataforma Gov.br.

Regularização do título

Para saber qual é a situação eleitoral ou se já tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ, pelo número do Título de Eleitor ou do CPF. Para regularizar a situação, fazer a biometria ou solicitar qualquer outro serviço eleitoral, basta comparecer a qualquer Zona Eleitoral ou CAE no estado do Rio. Todas as unidades estão funcionando em horário ampliado, das 11h às 19h, e não há necessidade de agendamento prévio para atendimento.

Alistamento dos jovens

Justiça Eleitoral também incentiva a participação de adolescentes no processo eleitoral. Jovens que já completaram 15 anos podem solicitar a emissão do Título de Eleitor. Contudo, para estarem aptos a votar no primeiro turno das Eleições 2026, é necessário que tenham completado 16 anos até o dia do primeiro turno da eleição, em 4 de outubro.
Com informações da assessoria do TRE-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS