Brasil pede extradição de Carla Zambelli à Itália
Hevertton Luna 12/06/2025 15:44 - Atualizado em 12/06/2025 15:44
Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão / Lula Marques/Agência Brasil
O Brasil formalizou o pedido extradição da deputada federal Carla Zambelli à Itália nesta quinta-feira (12). O despacho do Itamaraty chegou à Roma nesta madrugada e o embaixador do Brasil, Renato Mosca, foi entregar em mãos a solicitação no Ministério de Relações Exteriores italiano.
Segundo a deputada, ela estava apenas aguardando a formalização do pedido de extradição para se entregar às autoridades italianas.
Com a entrega do pedido, a Itália inicia agora um processo de análise que pode durar de seis meses a um ano e meio. Ele é avaliado pelo Judiciário local em pelo menos duas instâncias, podendo ainda ser levado a uma espécie de STF de lá.
Zambelli foi condenada em sentença transitada em julgado a 10 anos de prisão por ter invadido o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e incluído um mandado de prisão falso contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Caso perca em todas as instâncias, Zambelli disse que pretende solicitar para cumprir a pena na Itália. Ela vai argumentar que as prisões brasileiras não são lugares de dignidade. Deve ainda alegar questões de saúde para obter prisão domiciliar.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS