Perfil bolsonarista do campista deve pesar na eleição em Campos, com novo revés de Lula
02/01/2026 | 16h45

Não se sabe se a população de Campos foi consultada. É provável que não. Mas o resultado de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, entre 02 e 04 de dezembro, sinaliza que sim.

O Datafolha diz que 35% dos brasileiros se classificam à direita do espectro político, e 22%, à esquerda. Os resultados das eleições presidenciais de 2018 e 2022 em Campos acenam para o que a pesquisa mostra.

Nas eleições de 2018, Bolsonaro ganhou em Campos nos dois turnos de Fernando Haddad (PT), com boa vantagem. No 1º turno, obteve 55,19% contra 16,95%. No segundo turno, Bolsonaro somou 64,87% e Haddad 35,13%.

Em 2022, Jair Bolsonaro obteve 58,01% e Lula 34,16% dos votos para presidente no primeiro turno. No segundo turno, Bolsonaro somou 63,14%, enquanto Lula 36,86%.

Vale dizer que nas eleições deste ano, caso venha a Campos atrás de voto, Lula não deverá ter boa acolhida dos setores produtivos. O motivo é a contrariedade com o posicionamento do presidente ao projeto do semi-árido.

Lula vetou o projeto de lei que buscava facilitar o acesso ao crédito rural para 22 municípios da região Norte do RJ, de autoria de Wladimir Garotinho quando ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Compartilhe
Que venha o ano de 2026!!!
30/12/2025 | 08h44
Estou compartilhando, de um autor desconhecido, a avaliação de que se você já passou dos 50, prepara-se porque logo, logo, vai começar a sofrer de TPC. É o Tensão Pós 50.
Só os homens sentem isso, porque mulher não faz 50 anos nunca. No máximo, 49.
Lembra-se de quando você tinha 20 anos? Você sofria por bobagens, como ter que usar creme anti-acne? Agora tem que usar gel para dor muscular..
Você se apaixonava e achava que o coração te maltratava?
Experimenta subir correndo um lance de escada agora...
O que é uma fimose diante de uma artrose?
O que é um band-aid, diante de um emplastro?
O pior é quando você percebe que, ao invés de ter quatro membros flexíveis e um duro, passou a ter quatro membros duros e um mole!
O problema maior já não é aquela primeira vez que você não consegue dar a segunda e sim a segunda vez que você não consegue dar a primeira...
Depois dos 50 anos o romantismo muda para reumatismo... Mas você pode correr atrás do prejuízo.
Corra numa esteira, num parque, não importa. E depois da corrida, tome um açaí com prozac e meio viagra. Sua depressão vai desaparecer na hora... se você não morrer!
Para fechar, se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!
E que venha o ano de 2026!!!.
Compartilhe
Gol inicia novas operações de vôo, mas ignora Campos
28/12/2025 | 09h34
Enquanto Campos continua sem vôos para o Rio de Janeiro e São Paulo, a Gol Linhas Aéreas iniciará operações inéditas entre os aeroportos de Uberlândia (MG) e o Galeão, no Rio, a partir de maio de 2026.

O novo vôo oferece um acesso mais rápido ao Rio de Janeiro por meio de seu principal aeroporto, garantindo também uma conectividade à ampla malha aérea doméstica e internacional da Gol e suas parceiras.
Compartilhe
Calçadão em Campos com nova loja
26/12/2025 | 07h36
A Shop15, loja de calçados e roupas, com presença física em várias cidades do estado, inclusive no Rio de Janeiro, instalou-se em Campos, na área do Calçadão. O endereço já foi sede de banco - o antigo Banco Predial, nome pelo qual o edifício ficou conhecido.
Compartilhe
Um compromisso é certo para Wladimir Garotinho nas eleições de 2026
25/12/2025 | 17h11
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (Progressistas), certamente não abrirá mão de um compromisso para as eleições de 2026: o apoio à reeleição de Bruno Duaire (União) para a Assembléia Legislativa (Alerj).

Wladimir lembra que na primeira eleição de Bruno muita gente dizia que os dois teriam vida curta na política. "Mas já são 11 anos de luta e de parceria pelo bem do nosso povo", enfatiza.

Na sua relação política com Bruno Dauaire, Wladimir admite que os dois já discordaram. "Mas nunca brigamos. Isso se chama lealdade. Seguimos em frente de cabeça erguida, deixando pegadas de esperança por onde passamos".
Compartilhe
Vão fazer o diabo na madrugada de hoje
24/12/2025 | 09h43
O nefasto rolezinho de Natal deve se repetir hoje, pela madrugada. Motoqueiros em algazarra vão fazer o diabo. Modismo tenebroso.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal precisam atuar em conjunto para reprimir o rolezinho.
A apreensão de motos irregulares de vândalos é uma medida punitiva. E receberá aplausos da população.
 
Compartilhe
Mais uma loja de departamento em Campos
23/12/2025 | 17h32

Sabe aquele estacionamento da família do saudoso Antônio Neme que funcionava na Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa) com a Rua Barão do Amazonas, de frente para o Mercado Municipal?
A área foi vendida. E o tradicional estacionamento de veículos, acho que o primeiro que surgiu em Campos, virou este lojão.
Trata-se de uma filial da Objetiva, marca carioca com lojas de departamento espalhadas por diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Compartilhe
Cara nova no comércio do centro de Campos
20/12/2025 | 10h02

Trata-se da Samuel Atacado e Varejo, que abriu ontem a sua nova loja. Fica na Rua João Pessoa, 109, quase esquina com a Barão de Cotegipe, ao lado de uma casa lotérica. No local, funcionou a Feira Livre. A ocupação do endereço revigora aquela área do comércio.
Compartilhe
O silêncio de Carla Machado sobre posição do PT
16/12/2025 | 11h07
A deputada Carla Machado ainda não se manifestou sobre a decisão de o PT instaurar uma Comissão de Ética para analisar o voto dela a favor da soltura de Rodrigo Bacellar, contrariando orientação do partido.

Em nota, o PT revela que o voto de Carla representou uma reiterada desconsideração da orientação partidária e que isso compromete a confiança necessária à ação política conjunta.
Compartilhe
De olho na cadeira do deputado Rodrigo Bacellar...
15/12/2025 | 08h35
Coisas da política. O deputado macaense Chico Machado (SDD), um aliado de Rodrigo Bacellar, nega qualquer articulação para sucedê-lo na presidência da Alerj. Chico não quer se expor. Mas está de olho na cobiçada cadeira da Casa.

A hipótese de Chico subir de posto passa pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, de afastar Rodrigo Bacellar do comando da Alerj. Esta é umas das medidas cautelares impostas ao parlamentar de Campos.

Daí que já rola uma articulação nos bastidores envolvendo uma nova eleição para a presidência da Casa. E Chico, quem sabe sinalizado por Barcellar, estaria se movimentando para obter apoio de setores da base governista.

Chico, porém, nega qualquer intenção pelo posto. Ao Globo, disse: "Fui eleito para ser deputado, não para ser presidente. Peço, inclusive, de presente de aniversário, que não me perguntem mais sobre sucessão".
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br