Mania do campista
22/01/2019 | 10h01
Da série "Mania do Campista": lavar calçadas de residências e lojas comerciais, mesmo que o município esteja atravessando uma crise hídrica.
Compartilhe
Para conter a curiosidade
14/01/2019 | 06h19
O Banco do Brasil na Pelinca colocou divisórias nos caixas eletrônicos. É para evitar que um cliente lance olhar de curiosidade sobre as operações que o cliente vizinho realiza.
Compartilhe
Um banho de água fria
12/01/2019 | 05h31
O entusiasmo com que Anthony Garotinho falou sábado passado, em uma emissora de rádio, no nome de Rosinha para a disputa da Prefeitura de Campos em 2020, certamente foi arrefecido com a sentença do juiz Daniel Schiavoni Miller, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública do Rio.
A decisão cabe recurso, mas Rosinha foi condenada por improbidade administrativa à suspensão dos direitos políticos por oito anos e ao pagamento de R$ 234 milhões de ressarcimento aos cofres públicos. A ex-governadora já disse que vai “recorrer e vencer”.
O fato é que enquanto não houver uma reversão da decisão do juiz Schiavoni, haverá, na pior das hipóteses, dúvida sobre a condição de elegibilidade de Rosinha. E diante da morosidade da Justiça, a incerteza deve se arrastar por um bom tempo.
Compartilhe
Atafonize-se, Lulu!
10/01/2019 | 15h20
Surgiu, neste verão, espécie de verbo que embala o gosto por uma praia — atafonar. Pelas redes sociais, Álvaro Rogério Goulart mandou este recado para uma pessoa que ele gosta muito: “Atafonize-se, Lulu!”.
Lulu é a Carmen Lucia Pessanha, campista que mora há muitos anos em Niterói. Todo verão ela passa dias em Atafona. Mas ainda não apareceu. E a sua presença é cobrada carinhosamente pelos amigos.
Compartilhe
Empresa 1001 pune passageiros
09/01/2019 | 07h22
Não pode ser coincidência. Muitos ônibus da Viação 1001 que param no Oásis, mesmo sob o sol de meio-dia, privam os passageiros do ar condicionado.O motorista desce para lanchar, ou almoçar, mas antes desliga o veículo. Aí, o calor fica insuportável.
A decisão do motorista levanta a suspeita de que há uma orientação da empresa para tanto. Seria uma forma de forçar os passageiros a descer do ônibus e, quem sabe, consumir alguma coisa no ponto de parada. Não por acaso, o restaurante/lanchonete é da própria 1001.
Compartilhe
Mania do campista
08/01/2019 | 11h59
Da série “Mania do Campista”: ao se molhar muito com água de chuva, dizer que está entanguido.
Compartilhe
O papo rola em Atafona
06/01/2019 | 07h41
Do publicitário Gustavo Oviedo: “Fantástica a campanha que a Vivo, Claro e Tim estão promovendo em Atafona para que as pessoas larguem os smartphones e conversem entre elas”.
Compartilhe
A foto polêmica
04/01/2019 | 07h04
Os campistas estão confiantes no governo de Jair Bolsonaro. Afinal de contas, o novo presidente da República recebeu nas urnas do município a grande maioria dos votos. Bolsonaro ganhou em todas as zonas eleitorais.
Vale lembrar que quatro anos antes, quando de sua reeleição para a Câmara dos Deputados, Bolsonaro foi um dos mais votados em Campos. Obteve mesmo mais votos do que muitos candidatos com base eleitoral na cidade.
Um fato, por sinal, a favor de Bolsonaro, gerado em Campos, ganhou citação no cenário nacional quando formandos da turma de 2016 da Faculdade de Medicina tiraram foto prestando-lhe homenagem.
A foto foi compartilhada na página oficial de Jair Bolsonaro no Facebook, viralizando nas redes sociais. Gerou polêmica, virando matéria em vários jornais no país.
Na foto, Diego Carvalho Nogueira escreveu: “Presidente, essa é uma parte da nossa turma de medicina formanda em 2016 da Faculdade de Medicina de Campos. Estamos com o Senhor pro que der e vier! O senhor nos representa! #bolsonaropresidente”.
Compartilhe
A praia do "oi" entre os campistas
03/01/2019 | 10h26
Campistas podem não se falar na terra natal. Mas quando esbarram fora, se cumprimentam. Tal manifestação já foi citada na série “Mania do Campista” que tenho inserido aqui no blog.
Dito isso, vale dizer que Guarapari (ES) passou a reunir nos últimos anos nas temporadas de veraneio tantos campistas que está sendo chamada de “praia do oi”, já que os conterrâneos (viva!) acenam uns pros outros.
Compartilhe
Da República do Chuvisco à República Carioca
31/12/2018 | 08h00
Quando Anthony Garotinho assumiu o governo do Estado do Rio de Janeiro, eleito que foi governador em 1998, a imprensa carioca denominou de “República do Chuvisco” o poder dominante no Palácio Guanabara, tal a quantidade de campistas integrando postos importantes no estafe.
O tempo passou e agora, quando Jair Bolsonaro vai assumir a Presidência da República, surge a "República Carioca". O jornalista Lauro Jardim revela que, desde a ditadura, o Rio não ocupa tão maciçamente o centro do poder quanto no governo que começa amanhã.
 Jardim informa, em sua coluna em O Globo, que o primeiro e segundo escalões do novo governo estão coalhados de cariocas — de nascimento ou que no Rio fizeram as suas carreiras. É torcer para que o nosso Estado saia no lucro.
Compartilhe
Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br