Morre Carlos Ferreira Peçanha, ex-prefeito de Campos
Hevertton Luna 02/01/2026 18:57 - Atualizado em 02/01/2026 20:28
Carlos Ferreira Peçanha com o ex-presidente José Sarney
Carlos Ferreira Peçanha com o ex-presidente José Sarney / Acervo pessoal
Faleceu no dia 1º de janeiro de 2026, no Hospital Unimed, o ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, Carlos Ferreira Peçanha, aos 95. Ele teve uma trajetória marcante na vida pública, com atuação relevante na política municipal, estadual e nacional.
Ao longo da carreira, foi deputado federal, vereador por dois mandatos, presidente da Câmara Municipal, inspetor regional da Fazenda Estadual e vice-presidente da Compania de Eletricidade do Estado Rio de Janeiro (Cerj). Sua participação na política fluminense e brasileira foi decisiva em momentos importantes da história recente, especialmente como integrante do PMDB, onde foi contemporâneo de lideranças como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves.
Entre os episódios mais emblemáticos de sua trajetória está a articulação que viabilizou a vinda do então presidente José Sarney a Campos, na década de 1980, para a assinatura, em praça pública, da lei dos Royalties do Petróleo, marco fundamental para o desenvolvimento econômico da região.
O velório e o sepultamento ocorreram nesta sexta-feira (2), no Cemitério do Caju.
O ex-prefeito deixa a esposa Latife Haddad; os filhos Cícero Haddad Ferreira, Carlos Ferreira Peçanha Jr. e Conceição de Maria Rios Peçanha Espinoza; os netos Vitória, Cícero Júnior, Laura, Lorena e Leonardo; e o bisneto Arthur.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS