Abandono da Praça Primeiro de Maio gera preocupação entre moradores
Matheus Mesquita 24/02/2026 18:39 - Atualizado em 24/02/2026 18:44
Foto: Rodrigo Silveira
Fundada em agosto de 2010 e reformada em agosto de 2022, a Praça Primeiro de Maio, localizada na região da Pelinca, em Campos, é um dos pontos de convivência da área central da cidade. Apesar da estrutura revitalizada, o espaço tem gerado opiniões divergentes entre moradores, principalmente no período do fim da tarde para a noite. Mesmo após a reforma, alguns brinquedos do parquinho estão quebrados, como as gangorras, evidenciando sinais de desgaste e falta de manutenção poucos anos depois da revitalização.
Foto: Rodrigo Silveira

Morador de um prédio ao lado da praça, Cláudio Barreto afirma que evita passar pelo local no período noturno, porque sempre ouve relatos de assaltos.

“Sobre assalto, já disseram que já teve um ou dois, mas eu nunca vi não. Mas a praça fica à esmo, e à noite muita gente evita sair por ali porque fica perigoso”, relatou.

Segundo ele, um dos problemas recorrentes é o desrespeito às regras de utilização do espaço, como a circulação de motos e bicicletas em áreas onde há sinalização proibindo.

“Um dos problemas aqui da praça é que ficam passando de moto e de bicicleta aqui, algo que é proibido, e tem placa avisando”, completou. 
Foto: Rodrigo Silveira


Ele também comenta sobre a presença eventual de pessoas utilizando entorpecentes no local, mas afirma que isso não é o principal fator de receio.

“Às vezes fica gente fumando maconha, mas isso não incomoda ninguém no quesito receio de passar na praça. O problema é quando juntam os moradores de rua, porque aí querem tomar banho, comer, sujam tudo, jogam os pratos no chão, e quando vão falar com eles que não pode, eles brigam e querem confusão”, acrescentou.

Foto: Rodrigo Silveira

A Praça Primeiro de Maio passou por reforma há pouco mais de três anos, com melhorias na estrutura e no paisagismo. No entanto, moradores defendem que, além da manutenção física, é necessária maior presença do poder público, seja por meio de fiscalização, iluminação reforçada ou rondas mais frequentes, para que o espaço seja utilizado com mais tranquilidade pela população.
Procurada pela Folha, a Prefeitura de Campos, através da Guarda Civil Municipal de Campos, disse que realiza fiscalizações de trânsito diuturnamente, com ações executadas pelo Departamento de Trânsito, para coibir a circulação irregular de veículos em áreas destinadas a pedestres e adotar as medidas cabíveis em caso de infrações.
“Com a frequência de reclamações, a GCM coíbe qualquer irregularidade no local e também atende às solicitações dos moradores relacionadas a estacionamento irregular”, disse a GCM.

A prefeitura não enviou respostas sobre a falta de manutenção dos brinquedos da praça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS