Operação Tapa Buracos avança em diversos bairros de Campos
14/02/2026 06:22 - Atualizado em 14/02/2026 06:22
Operação Tapa Buraco
Operação Tapa Buraco / Secom Campos
Após um período de chuvas intensas, que provocou afundamentos e o surgimento de buracos em vias pavimentadas e de paralelepípedos, a Prefeitura de Campos intensificou a Operação Tapa Buracos em todo o município. De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, as equipes têm atuado na recuperação de ruas e avenidas da área central, em Guarus e no interior. Conforme informou a pasta, os serviços são executados de forma contínua, com manutenção das vias realizada com recursos municipais.
“A Operação Tapa Buracos é realizada em dias úteis durante todo o ano e é intensificada após períodos de fortes chuvas, que acabam provocando o desgaste do pavimento. As equipes são remanejadas conforme a demanda e a urgência de reparos nos pontos afetados. A escolha do material é determinada pelas condições da via, pelo tipo de tráfego e pela urgência do reparo”, detalhou o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias.
Dias informou que, por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, a mobilização das equipes foi intensificada para permitir intervenções simultâneas e reduzir o tempo de resposta em áreas críticas. Atualmente, as equipes atuam no Parque Rodoviário, no Farol de São Tomé, no Flamboyant e no Jóquei Clube, além de uma frente específica para correções em vias de paralelepípedo.
Operação Tapa Buraco
Operação Tapa Buraco / Secom Campos
Um cronograma antecipado é elaborado com base no mapeamento de pontos críticos e nas demandas recebidas, especialmente após períodos chuvosos. Nos próximos dias, as equipes estarão no Farol de São Tomé, no trecho do Camping até o Lagamar, no Parque Leopoldina, na área central e no Jóquei Clube. Há previsão de atuação em vias como a rua Oito, próximo ao Shopping Partage, a rua Arlindo Gregório Barbeitas, no Parque Vicente Gonçalves Dias, a avenida Tenente Coronel Cardoso, no Parque Califórnia, a rua Gastão Viana Sampaio e a rua José Bonaparte Vieira, no Jóquei Clube.
O secretário Diego Dias também alertou para o descarte irregular de lixo, que agrava os problemas causados pelas chuvas. “Quando resíduos entopem bocas de lobo e galerias de águas pluviais, a drenagem perde eficiência, a água busca rotas alternativas e pode provocar rompimentos e erosões sob o pavimento, formando fojos e ampliando buracos com o tráfego. Quando as chuvas cessam e temos condições de operar, iniciamos o mais rápido possível a Operação Tapa Buracos nos pontos mais danificados e que oferecem maior risco a pedestres e motoristas”.
O diretor de Fiscalização de Infraestrutura, Edilson Peixoto, também destacou a importância da rápida correção do pavimento. “Em períodos de chuvas fortes, aumenta a incidência de buracos na pavimentação asfáltica com o trânsito e também de afundamento na pavimentação de paralelepípedo. Em alguns pontos, o sistema de drenagem transporta grande volume de água e pode causar deslocamentos de manilhas. Por isso, a orientação é corrigir o mais rápido possível para oferecer mais segurança aos usuários das vias e evitar acidentes”, pontuou Peixoto.
A secretaria de Serviços Públicos informa que a população pode registrar solicitações presencialmente na sede do órgão, localizada na rua Salvador Corrêa, 21, Centro, na Casa Brasil Portugal, ao lado do Jardim de Alá, no acesso em direção à Beneficência Portuguesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS