JCI Campos promove campanha "Carnaval sim, violência não!" para incentivar doação de sangue
Maria Laura Gomes 04/02/2026 16:27 - Atualizado em 04/02/2026 17:19
Divulgação


O período de carnaval é considerado um dos mais delicados para os bancos de sangue em todo o país. Enquanto a demanda por transfusões aumenta, o número de doações costuma cair, o que pode colocar vidas em risco. Pensando nisso, o Junior Chamber International (JCI Campos), (antiga Câmara Júnior), promove mais uma edição da tradicional campanha “Carnaval sim, violência não!”, com foco na conscientização e no incentivo à doação de sangue.

A campanha teve início nesta quarta-feira (4) e segue até sexta-feira (6), no Hemocentro Regional de Campos, localizado no Hospital Ferreira Machado. Podem doar pessoas com os tipos sanguíneos O+, B-, A+, AB+, AB- e B+.

A ação é realizada em parceria com o Hemocentro Regional de Campos, com apoio da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e do La Patria Café e Bistrô. Como forma de incentivo, cada doador recebe um café na cafeteria, mediante apresentação do comprovante de doação.

Nesta quarta-feira, estiveram presentes no hemocentro o presidente da JCI Campos, Joaquim Victor da Silva Wagner, e o coordenador do projeto “Carnaval sim, violência não”, Pedro Fragra da Silva Leal, que conversaram com calouros da Faculdade de Medicina de Campos sobre a importância da doação de sangue, especialmente neste período do ano.

Segundo Glauter Notenos de Medeiros, graduado em Direito, servidor municipal e membro da JCI Campos, a campanha é realizada anualmente com o objetivo de reforçar a solidariedade da população.
“Todo início de ano promovemos a campanha ‘Carnaval sim, violência não’, em parceria com o hemocentro e com apoiadores. A iniciativa consiste na conscientização para um carnaval mais solidário, já que nesse período a demanda por sangue é maior. Aproveitamos também para falar sobre a importância da doação de sangue. Material impresso será distribuído em Campos reforçando esses dois temas”, explicou.

Doar sangue é um gesto simples, rápido e seguro, capaz de salvar até quatro vidas com uma única doação.
Divulgação


Como doar sangue

Para ser doador, é necessário:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos, caso já tenha doado antes dos 60;
Pesar mais de 50 quilos;
Apresentar documento original com foto;
Estar descansado e ter feito refeições leves, sem gordura, até três horas antes da doação;
Evitar atividades físicas intensas nas cinco horas anteriores.

Os homens podem doar a cada 60 dias, enquanto as mulheres podem doar a cada 90 dias, respeitando o tempo necessário para a reposição dos estoques de ferro no organismo. A JCI Campos reforça o convite à população para participar da campanha e contribuir para salvar vidas durante o período de carnaval.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS