Presidente do PreviCampos afirma que instituto terá concurso ainda este ano
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Campos (PreviCampos) irá realizar concurso público ainda este ano. A informação foi transmitida pelo presidente do órgão, Mário Filho, durante entrevista ao programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3, nesta quarta-feira (4). Sem data precisa para lançamento de edital, o processo seletivo deve oferecer 10 vagas.
"A proposta era para ter sido feito desde o ano passado, mas aí houve os entraves da reforma em abril. Mas vamos fazer concurso público sim e a proposta é ter 10 vagas. Por que 10 vagas? Porque é exigência do Ministério da Previdência. Hoje o instituto não tem funcionário. Eu tenho 20 DAS, oito cedidos entre médico e assistente social, e o demaiss prestadores de serviço. Se eu fechar hoje e passar para outro o Previcampos, entregar a chave, vai ter que renomear todo mundo, colocar outras pessoas, aí quebra a corrente", afirmou Mário Filho.
O presidente do PreviCampos também falou sobre a saúde financeira do instituto. "Está estável. Eu digo estável em comparação a muitos institutos de previdência. Porque a própria emenda constitucional permite que se o instituto de previdência quebrar, o próprio município é obrigado a arcar com a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas. No governo passado não foi recolhido o que devia para o PreviCampos, juntou toda a dívida e parcelou no final de dezembro de 2020 em 200 vezes. A lei federal na época permitia os municípios a pegar dívida previdenciária e parcelar em 200 vezes. E a primeira parcela disso foi no governo Wladimir. Hoje Wladimir paga em torno de R$ 13 milhões e, com o imposto retido dos 14, o PreviCampos paga a folha normal", explicou.
Ainda durante a entrevista, Mário Filho fez um balanço sobre os cinco anos à frente da PreviCampos.