Carnaval chegando, uma época de festa e alegria, mas infelizmente neste período, os números sobre violência de gênero sobem ainda mais, principalmente quando a questão é assédio. No próximo dia 7, das 9h às 17h, equipes da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista e da Casa da Mulher Benta Pereira (CMBP) vão realizar uma ação de conscientização em Farol de São Thomé, com o tema “Não é Não – Respeite a Decisão”.
Durante a ação, será realizada panfletagem ao longo da orla, com a distribuição de materiais informativos, além da fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, ampliando o alcance da mensagem e contribuindo para a conscientização e combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência contra a mulher, principalmente, no período de Carnaval, quando a incidência de casos aumenta.
A iniciativa tem como objetivo levar orientação e visibilidade à rede de atendimento às mulheres, fortalecendo o acesso aos serviços de apoio, acolhimento e proteção para mulheres em situação de violência.
“A ação reafirma a necessidade de respeitar às decisões das mulheres, promovendo uma cultura de respeito, prevenção e enfrentamento às violências. É preciso destacar que as mulheres não estão sozinhas e que viver sem violência é um direito de todas. Em qualquer situação, a rede de apoio está pronta para atender e proteger. Essa iniciativa visa tornar o Carnaval um espaço de alegria e respeito, onde todos possam celebrar sem medo”, disse a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana.
Rede de apoio - Além da Subsecretaria, do Ceam Mercedes Baptista, na Rua dos Goytacazes, nº 257, no Centro, e da Casa da Mulher Benta Pereira, que acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor, Campos conta também com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar; a recém-inaugurada Sala Lilás no 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM); Promotoria de Justiça e Defensoria Pública e a Sala Lilás no Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC), onde funciona o Instituto Médico Legal (IML) do município.