O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD), da Secretaria Municipal de Defesa Civil, emitiu um alerta para a previsão de chuvas moderadas a fortes em Campos até a próxima sexta-feira (23). De acordo com o órgão, os volumes podem ser significativos em algumas regiões do município, aumentando o risco de transtornos, principalmente em áreas mais vulneráveis.
A orientação é para que a população redobre a atenção e adote medidas de precaução, especialmente moradores de locais suscetíveis a alagamentos, deslizamentos ou outros tipos de ocorrências. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada.
Já em São João da Barra, a Defesa Civil segue em estado de atenção e a recomendação é evitar a circulação em lugares descampados nos momentos de vento mais forte. Pescadores devem evitar sair com as embarcações ao mar no período de ressaca.
A instabilidade no tempo também atinge todo o estado do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), a previsão para a semana é de céu encoberto, com chuva de moderada a forte intensidade em diversas regiões.
De acordo com a Climatempo, nesta quarta-feira (21), a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o estado sob muitas nuvens e chuva ao longo do dia. As regiões Norte e Noroeste Fluminense devem registrar precipitações mais frequentes e, em alguns momentos, fortes, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros até o fim do dia. Nas demais áreas do estado, a chuva ocorre de forma intermitente, variando entre fraca e moderada, com volumes inferiores aos registrados no feriado da última terça-feira (20).