Transferência de juízes titulares de comarcas de Campos, SJB e SFI gera preocupação
23/12/2025 18:11 - Atualizado em 23/12/2025 18:11
Fórum de Campos, batizada com o nome da falecida juíza Maria Tereza Gusmão
Fórum de Campos, batizada com o nome da falecida juíza Maria Tereza Gusmão / Divulgação
 
Quatro Varas da Comarca de Campos devem perder seus juízes titulares a partir de janeiro de 2026 e a situação tem gerado preocupação desde o último dia 15, quando o Tribunal abriu um edital de remoção para outros locais. O assunto foi abordado no blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa e hospedado Folha 1 (aqui), na última sexta-feira (19), que ressaltou que o caso acontece também em São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Com as remoções, o juiz Adones Henrique Silva Ambrosio Vieira deixará a 1ª Vara Criminal. Já na 2ª Vara Cível haverá a remoção da juíza Aryanna Natasha Porto de Godoi. Mudanças também ocorrerão na 5ª Vara Cível e no I Juizado Especial Cível, com a remoção dos magistrados Marcello Sá Pantoja Filho e Luis Augusto Tuon, respectivamente.
Outra mudança ocorrerá na 3ª Vara Criminal, com a saída do juiz Glaucenir Silva de Oliveira para a 3ª Vara de Família, em função da aposentadoria do juiz Elias Pedro Sader Neto.
O diretor do Fórum de Campos, Ralph Manhães, ressaltou que o campo estava com um quadro completo de juízes e, agora, houve um processo de remoção de juízes. “Em torno de cinco juízes saíram da comarca, mas eles vão se afastar a partir de janeiro. Então, até agora o quadro é completo e teve um concurso de juízes e eles estão no curso de aperfeiçoamento que acaba em janeiro. A expectativa é que em fevereiro venham vários juízes para cá completar essas vagas. A meu ver, ainda não é um quadro deficitário, mas é uma situação que talvez por um mês irá ocorrer”, explicou.
A presidente da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mariana Lontra Costa, falou sobre os próximos passos para que a situação não se perdure muito tempo. “Logo no primeiro momento que o Fórum e o Tribunal retornarem às suas atividades, nós vamos fazer um ofício requerendo o preenchimento dessas vagas, mas assim, não é que essas vagas estavam todas abertas antes, isso foi a partir do dia 15, que foi quando houve o edital”, explicou.

Leia mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS