O Hospital Escola Álvaro Alvim, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), promove neste sábado (13) um mutirão gratuito de atendimentos dermatológicos dentro da campanha Dezembro Laranja, voltada à conscientização e prevenção do câncer de pele no Brasil. A ação acontece na Rua Barão da Lagoa Dourada, 409, com participação sujeita à disponibilidade de vagas.
O atendimento será realizado das 9h às 15h, sem necessidade de agendamento prévio. Durante o mutirão, a população poderá passar por exames de pele, tirar dúvidas sobre prevenção e receber orientações sobre sinais de alerta — como pintas que mudam de cor, feridas que não cicatrizam e manchas que aumentam de tamanho.
De acordo com um levantamento divulgado em 2025 pela SBD, em parceria com o Instituto Datafolha e a divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, cerca de 90 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais (54% da população) nunca consultaram um dermatologista. Para a entidade, a falta de acesso ainda é um dos principais obstáculos para a prevenção de doenças da pele.
“Esses números revelam um grande desafio que precisamos enfrentar e vencer. O câncer de pele é, em grande parte, evitável, e o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Por isso, nosso compromisso é ampliar o acesso à informação para que o cuidado com o maior órgão do corpo humano ganhe visibilidade em todo o país”, afirma o presidente da SBD, Carlos Baptista Barcaui.
A entidade reforça que alterações simples na pele — como manchas, pintas que mudam de aspecto e feridas que não cicatrizam — podem ser sinais de problemas mais graves. A avaliação dermatológica regular, portanto, é uma estratégia essencial para prevenção e cuidados com a saúde.