Temporal e chuva de granizo causam estragos em cidades do Noroeste Fluminense
Rafael Khenaifes 24/11/2025 09:11 - Atualizado em 24/11/2025 09:11
Forte temporal no nororeste do estado do RJ
Forte temporal no nororeste do estado do RJ / Reprodução
Na tarde desse domingo (23), um forte temporal de granizo causou diversos estragos em Santo Antônio de Pádua e na cidade de Itaocara, no Noroeste Fluminense. A Defesa Civil do município segue em alerta após o distrito de Monte Alegre ser o mais prejudicado em Pádua. Já em Cambuci, uma cachoeira voltou a ser afetada por causa da forte chuva. 
Em Itaocara, um telhado de uma casa acabou destruído, ruas ficaram inundadas, uma enxurrada de barro desceu pelas ruas e motoristas e moradores ficaram ilhados em alguns trechos.  A RJ 158, na altura de Portela, chegou a ficar bloqueada devido à quantidade de terra na pista, mas já foi desobstruída por equipes da prefeitura. A localidade de Portela, 3º distrito de Itaocara, foi a mais afetada.
Em Cambuci, a cachoeira voltou a ser afetada por causa da forte chuva, como mostram imagens que circulam pelas redes sociais.
A Defesa Civil recomenda que em casos de fortes chuvas e ventos feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa. Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar, Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados.
"Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore. Evite deixar objetos que possam cair em locais altos; – Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas; – Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios", diz parte da recomendação do órgão.
A Defesa Civil ainda alerta para que: Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas; – Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar; – Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção; – Evite passar sob cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas; – Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; – Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata; – Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS