Prova Ciclística São Salvador celebra 80 edições e movimenta Campos no feriado
Maria Laura Gomes 05/08/2025 16:18 - Atualizado em 05/08/2025 16:22
Foto: Rodrigo Silveira
A tradicional Prova Ciclística São Salvador chega à 80ª edição nesta quarta-feira (6), feriado municipal em homenagem ao padroeiro de Campos, o Santíssimo Salvador. Considerada a competição de ciclismo mais antiga do Brasil em atividade contínua, o evento reúne atletas de diversas categorias e promete movimentar o centro da cidade a partir das 7h, com largada oficial às 8h, em frente ao Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal.

O circuito de 3.650 metros percorre ruas e avenidas centrais da cidade, com um total de 35 categorias em disputa, entre elas: Alto Rendimento, Base, Masters, Open, Cadeirantes e Passeio Ciclístico. As largadas da elite masculina e feminina estão programadas para às 10h20 e 10h23, respectivamente.

O grande destaque desta edição é a presença do multicampeão Henrique Avancini, considerado o maior nome do mountain bike brasileiro. Bicampeão mundial de maratona (XCM) e detentor de 17 títulos nacionais de Cross Country Olímpico (XCO), Avancini compete atualmente no ciclismo de estrada pela equipe internacional Factor Racing. Sua participação eleva o nível da competição e promete atrair a atenção de fãs e entusiastas do esporte.

A cidade de Campos também estará bem representada na elite masculina. O jovem atleta Marcos Sabino Magro Sales de Oliveira, conhecido como “Aspira”, entrou na categoria Sub-23 em 2023 e para a Elite em 2024. 

Outro nome forte da casa é Luis Fernando Fortunato de Freitas, o “Cupim”, atleta da UCRJ Turin, equipe do Rio de Janeiro. Ele é o atual campeão carioca de Montanha e de XCO na Elite Masculina e chega com grandes expectativas para a competição, mirando um lugar no pódio da prova mais tradicional do país.

Criada em 1945, a Prova São Salvador nasceu como parte das comemorações religiosas da cidade e também em homenagem aos combatentes da Segunda Guerra Mundial. Desde 1996, a largada e chegada acontecem no Palácio Nilo Peçanha. A competição é organizada há vários anos pelo ciclista Master Afonso Celso Pacheco, com chancela da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj). A única interrupção foi em 2020, em razão da pandemia de Covid-19.
A prova ciclística São Salvador em Campos nasceu da iniciativa de Gerardo Maria Ferraiuoli, conhecido como Patesko, um apaixonado por ciclismo e pela paz. Em 1945, ele idealizou a prova como uma forma de celebrar a paz e promover o ciclismo na região. A prova, que já é considerada a mais antiga do Brasil, inicialmente contava com percursos longos, saindo do centro da cidade em direção ao interior, e com o tempo, passou a incluir provas menores e categorias diversificadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS