Exposição une artistas para mostrar história de Campos
Dora Paula Paes 05/08/2025 16:00 - Atualizado em 05/08/2025 17:11
Reprodução
A exposição “(re) tratando fragmentos da história de Campos dos Goytacazes” une o talento de quatro mulheres, artistas com um olhar sensível sobre a cidade. Os trabalhos podem ser conferidos a partir desta quarta-feira (6), às 17h, no espaço da Casa de Cultura Villa Maria. Beatriz Murad (colagista), Karla Aridi (fotógrafa), Sylvia Paes (historiadora) e Lia do Rio (expografista) estão juntas para contar essa história.

Ao utilizar fotografias, produção textual e colagem analógica, 12 monumentos históricos da cidade estão na mostra. “Essa exposição é um diálogo com o resgate histórico e afetivo”, adianta Sylvia Paes.

Segundo Sylvia, a exposição também marca a presença de Beatriz, que já teve uma exposição solo, ano passado, fazendo colagem das fotos de Carla, que é médica e está estreando como fotógrafa.

“Eu que faço os textos da parte de orientação histórica. A nossa ideia é retratar essa cidade com um outro olhar, levando o espectador a redescobrir esse patrimônio. Muitas vezes surgem perguntas: o que é isso? Eu mesma que ando tanto pela cidade, com alunos, vi fotos de Carla e fiquei assim, onde é esse lugar? Busquei pela minha memória e é isso que a gente quer, essa busca pela memória afetiva nas lembranças dessas pessoas”, completa.
A historiadora diz ainda que a própria Villa Maria, local escolhido para a mostra que ficará aberta ao público até o dia 6 de setembro, é uma referência histórica em Campos.
O público poderá conferir das 9h às 20h, de terça a sexta-feira. No sábado, das 10h às 20h.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS