Com o ritmo do maracatu, bloco Bonita da Peste desfila no Centro de Campos dia 12
O ritmo do maracatu ocupará o Centro de Campos em cortejo do Bloco Bonita da Peste, na próxima quinta-feira (12), a partir das 17h. A área central da cidade será atravessada pelo som dos tambores do bloco. É neste batuque de pré-Carnaval que o Bonita da Peste completa quatro anos de atuação voltada à formação cultural.
Com concentração na Rua Doutor Gesteira Passos, ao lado do Teatro de Bolso, o grupo segue em cortejo até a Praça Tiradentes, ocupando o coração histórico da cidade com um repertório inspirado no maracatu e na tradição dos cortejos afro-brasileiros. O cortejo será conduzido pelos músicos Orion e Alexandre Leão, que atuaram como oficineiros ao longo do segundo semestre, coordenando os processos de formação e ensaio do grupo que agora se apresenta ao público.
Criado em 2020, em pleno período de isolamento social, o Bonita da Peste manteve suas atividades mesmo durante a pandemia, desenvolvendo ações formativas, oficinas e ensaios que estruturaram um grupo percussivo estável. O desfile do dia 12 marca a primeira vez que esse processo chega integralmente às ruas, em formato de cortejo aberto ao público.
A iniciativa foi viabilizada por meio de políticas públicas de cultura, como a Lei Aldir Blanc, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e o Funcultura Campos, e tem execução da Marimba Produções, responsável pela gestão cultural e administrativa do projeto. Além de integrar a programação de pré-carnaval da cidade, o evento simboliza um movimento de retomada e ocupação cultural do Centro, reunindo artistas, moradores e público.
Manifestação cultural - O maracatu é uma manifestação cultural composta por música, dança e outros elementos culturais trazidos por escravizados do continente africano. Seu surgimento ocorreu no período colonial brasileiro, no estado de Pernambuco.
Fonte: Ascom