Em 15 dias, 700 filmes inscritos para o II Festival Goitacá de Cinema
27/01/2026 19:54 - Atualizado em 27/01/2026 20:31
Divulgação
O II Festival Internacional Goitacá de Cinema anunciou sua convocatória de filmes na primeira quinzena do ano, alcançando destaque em veículos da imprensa brasileira e internacional, especialmente da América Latina. Segundo o diretor-geral do evento, o cineasta Fernando Sousa, mais de 700 filmes já foram recebidos para as cinco mostras competitivas e a inédita “Futuro do Clima”, com foco informativo e caráter não competitivo, o festival consolida sua vocação internacional ao atrair produções de cinco continentes. As inscrições vão até 20 de fevereiro.
O mapa da atual edição abrange desde a força do cinema do Leste Europeu — com obras de Polônia, Bulgária e Hungria — até o vigor de mercados consolidados como França, Alemanha, Coreia do Sul e Rússia, além de uma forte presença latino-americana representada por Chile, Argentina e Venezuela.

Em menos de três semanas o número de inscrições já quase superou a marca da primeira edição do evento, que registrou 793 filmes inscritos. A quantidade de filmes recebidos reafirma o crescimento do evento, o potencial cinematográfico da região e é mais uma sinalização para a consolidação do festival como a maior vitrine do cinema independente no interior fluminense.

Após o período das inscrições dos filmes, uma equipe de curadores vai trabalhar no processo de escolha das obras que serão exibidas ao público durante o evento, que está previsto para acontecer entre os dias 06 e 11 de agosto de 2026. Além da Uenf, a organização está buscando viabilizar a exibição de filmes em outros espaços culturais da cidade de Campos e da região. Com apoio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival exibirá pelo menos 50 filmes ao longo de seis dias.

A programação inclui ainda um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras. Outra atração importante, são as experiências turísticas,, realizadas em 2025 na Reserva Caruara e no Quilombo Machadinha, atraindo um público expressivo.

“ Com muita alegria e entusiasmo iniciamos os preparativos do II Festival Internacional Goitacá de Cinema, que está sendo abraçado pelos diferentes meios de comunicação no Brasil e internacionais, especialmente por países da América Latina. Esse ano intensificamos a divulgação internacional e já estamos colhendo ótimos resultados com o aumento expressivo de obras recebidas. Isso demonstra a força da iniciativa, o seu impacto na cidade de Campos e no interior do Estado do Rio”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do Festival Goitacá de Cinema.

O II Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto tem parceria cultural e educacional com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), o Cine Darcy, a Diretoria de Cultura da UENF, o Projeto Caminhos de Barro, o Centro de Ciências do Homem (CCH) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Conta ainda com a parceria de mídia da Folha da Manhã e da InterTV.

Panorama das Mostras
O festival busca obras de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção e documentário, produzidas a partir de janeiro de 2025. Confira as categorias:
Mostra Competitiva Brasileira: dedicada a longas e curtas nacionais, inéditos ou não, abrangendo curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário.

Mostra Competitiva Internacional: aberta a obras estrangeiras de curta e longa duração em categorias de ficção e documentário.

Mostra Competitiva Zezé Motta: sessões voltadas para filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro.

Mostra Competitiva Cabrunquinho: dedicada a filmes para o público de crianças e adolescentes.

Mostra Competitiva Olhares do Interior: vitrine exclusiva para a produção do interior fluminense, fortalecendo o vínculo entre território e criação.

Mostra Informativa Futuro do Clima: seção inédita focada em obras que abordem o debate ambiental e climático.

Sobre a Quiprocó Filmes

A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente que em 2026 completa 10 anos de história. Sediada no Rio de Janeiro e, agora, com uma filial em Campos dos Goytacazes.
Com informações de assessoria 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS