Parte 2: coisas para não fazer durante a Santa Missa
Pedro Henrique Figueiredo 07/07/2025 11:48 - Atualizado em 07/07/2025 11:48
Catedral da praça do Santíssimo Salvador
Catedral da praça do Santíssimo Salvador / PMCG
Aqui estamos na parte 2 desta série do que não fazer na Santa Missa. E, mais uma delas, é não bater palmas durante a Missa. Bater palmas é um uso “inapropriado” porque trai o autêntico significado da Eucaristia que é o memorial do Calvário de Cristo. Não faz sentido demonstrar euforia diante do Calvário. Logo, não devemos bater palmas diante do santo altar.
Sempre que passar pelo Sacrário, onde está Cristo, faça a genuflexão (tocar o chão com o joelho).
Não masque chiclete, nem coma ou beba. Só é permitida água, em caso de necessidade e por questão de saúde.
Não leia as letrinhas vermelhas, muito menos diga “Primeira Leitura” ou “Salmo Responsorial”; não responda no plural quando Credo é feito em forma de perguntas. Quem preside a Missa pode perguntar “Creem em Deus Pai Todo Poderoso?”. Neste caso, não responda “sim, cremos”, pois, a fé é pessoal. Responda com “sim, creio”.
Não se ajoelhe logo depois do “Santo”. É preciso esperar que o padre peça que o Espírito Santo transforme o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo. É neste momento que se deve ajoelhar. Se houver sino, ajoelhe-se quando ele soar.
Não ficar sentado durante a Consagração. Se você não consegue se ajoelhar, fique de pé, mas nunca se sente, a menos que seja por alguma doença. É falta de respeito com Cristo, que se faz presente no altar.
Por fim, não dizer nada em voz alta durante a Consagração. Tem pessoas que, durante a Consagração, dizem em voz alta: “Meu Senhor, Meu Deus”. Isso distrai quem está fazendo uma oração pessoal em silêncio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com