Parte 1: coisas que não se devem fazer durante a Santa Missa
Pedro Henrique Figueiredo 03/07/2025 13:14 - Atualizado em 03/07/2025 13:14
Missa do Santíssimo Salvador (Fotos: Antônio Filho/Divulgação)
Missa do Santíssimo Salvador (Fotos: Antônio Filho/Divulgação)
Algumas coisas não se devem fazer na Missa, você sabe o que não se pode fazer? A primeira coisa é não chegar atrasado à Missa. Tenha em mente que Deus anseia por você, para preenche-lo com seu amor, conceder Seu perdão, sussurrar palavras de conforto aos seus ouvidos, e transmitir-lhe aquilo que você necessita ouvir. Ele reservou um lugar à mesa especialmente para aqueles que O esperam.
A segunda coisa é não entrar na igreja sem saudar o Senhor que está presente no sacrário ou em outro lugar da igreja. Ao chegar, realize o sinal da cruz, sua presença é recebida com alegria. Reconheça e agradeça, pois ele o convida com apreço. Não use roupas provocantes também, evite vestuário que possa atrair atenção indevida ou causar desconforto (como decotes, minissaias e shorts).
Não cruze as pernas na igreja. Cruzar as pernas é, frequentemente, percebido como falta e respeito. É fundamental que a postura do seu corpo reflita sua devoção.
A mesma pessoa não deve fazer a leitura e o salvo na mesma missa. Se notar que há apenas um leitor disponível, sugira ao padre que faça a leitura, visto que as leituras e o salmo devem ser proclamadas por leitores distintos.
Não faça o sinal da cruz sobre si na proclamação do evangelho. Apenas três cruzes pequenas devem ser feitas, que já são conhecidas? Uma na testa, outra nos lábios e a última no peito.
Não se diz “amém” ao final do Pai nosso. A palavra “amém” é usada apenas para encerrar as orações. Após o Pai nosso até o “mas livrai-nos do mal”, o padre continua a oração sozinho, chamado de “embolismo”, ampliando a oração anterior.
Não saia do lugar para dar a paz. No abraço da paz, é apropriado cumprimentar apenas aqueles que estão ao seu lado, excluindo as pessoas de outros bancos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    pedroferraz0307@gmail.com