Rodrigo Gonçalves
22/06/2023 18:17 - Atualizado em 22/06/2023 18:33
Divulgação
Com a presença do deputado federal Murillo Gouvêa (União), a Câmara de São João da Barra promoveu, nessa quarta-feira (21), a sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanese e da Medalha ao Mérito Barão de Barcelos, esta última recebida pelo ex-vereador Carlos Alberto Alves Maia (Caputi), pai da prefeita Carla Caputi, também presente à cerimônia.
A solenidade aconteceu no Clube da Terceira Idade, onde, ao todo, foram entregues 48 Títulos de Cidadania Sanjoanense. Outros quatro deputados foram homenageados, mas não compareceram ao evento, justificando a ausência e enviando representantes: a federal Dani Cunha (União), e os estaduais Andrezinho Ceciliano (PT), Flávio Serafin (Psol) e Dani Balbi (PCdoB).
Cada vereador podia indicar até cinco nomes para o título de cidadania, mas no caso do itaperunense Murillo Gouvêa, todos os noves parlamentares sanjoanenses assinaram o projeto de resolução ao deputado, que tem buscado em Brasília apoio para tentar minimizar os impactos da erosão marítima em Atafona.
Divulgação
— Receber o título de cidadão sanjoanense é uma grande honra. O meu carinho pela cidade vem de muitos anos, e após nos envolvermos diretamente na luta pela solução do caso de Atafona, minha identificação só aumentou. Vamos trabalhar noite e dia pelo cidadão e para mostrar que todos têm representante em Brasília, na Câmara Federal — disse Gouvêa, antes de receber da solenidade. Depois postou em sua redes sociais. "Recebendo o Título de Cidadão Sanjoanense com muito orgulho, por pedido unânime dos vereadores de São João da Barra".
O deputado tem conseguido reuniões em ministérios de Brasília para tratar sobre a situação de Atafona. No dia 17 do mês passado, Murillo levou uma comitiva de políticos sanjoanenses, entre eles a prefeita e os nove vereadores, até o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Com o compromisso do ministro em investir em Atafona, Gouvêa prometeu a destinar uma emenda parlamentar de R$ 1,8 milhão para financiar um do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que deverá ser feito pelo geógrafo marinho Eduardo Bulhões, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O assunto também foi tratado na semana passada por Murillo no Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente.
Reconhecimento a ex-vereador de quatro mandatos
Divulgação
Ponto alto da solenidade dessa quarta, foi a entrega da Medalha ao Mérito Barão de Barcelos. "Agradeço todos os vereadores por me darem a honraria de receber o título de Barão de Barcelos, que foi Domingos Alves de Barcelos Cordeiro. Ele recebeu de Dom Pedro II esse título e, para quem não sabe, começou com um engenho em Barcelos e daí veio a construção da usina. Então, está sendo uma alegria muito grande, para mim, esta noite", disse o ex-vereador de quatro mandatos, Caputi.
O evento contou com a presença de várias autoridades. A prefeita contou que sente orgulho do pai por vários motivos. "Desde pequena, sempre acompanhei papai fazendo suas vendas, buscando o nosso sustento e me ensinando a ser tudo o que eu sou, falando sempre muito reto com a gente, falando acerca da palavra, da honestidade, da simplicidade, do valor ao trabalho. O que eu sou vem muito de você que me ensinou a ser uma pessoa reta, comprometida, que dá valor às coisas e às pessoas. Você é merecedor de tudo isso e muito mais", disse Carla Caputi.
A deputada estadual Carla Machado (PT) também acompanhou a cerimônia e ressaltou a amizade de anos com Caputi. "A gente vem na luta há muitos anos, e o que posso falar é que os vereadores fizeram uma escolha muito acertada, valorizando a prata da terra, aqueles que gostam de trabalhar", comentou.
— A Medalha Barão de Barcelos é a maior honraria do Legislativo e, nada mais gratificante que homenagear não só um ex-vereador, mas um cara do bem, que sempre buscou ajudar as pessoas, um homem que sempre se reinventou e nunca fugiu da luta — destacou o presidente da Casa, Alan de Grussaí.
Criada em 1999, a Medalha Barão de Barcelos homenageia sanjoanenses com relevantes serviços prestados ao município. Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades, em reconhecimento e ligação que têm, de alguma forma, com o município, ajudando no seu crescimento.