BR-101, entre Campos-Niterói, retoma obras até o fim do ano
13/08/2025 | 08h12
Investimentos na BR-101, no trecho entre Niterói-Campos, da Autopista Fluminense, estão incluídos nos leilões de rodovias federais que o governo Lula pretende realizar até o fim do ano e que envolvem outros traçados em diferentes regiões do país.

A otimização da BR-101 abrange um trecho de 322,10 km, entre o Km 0,0, na divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, e o Km 322,1, no acesso à Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói).

A Autopista Fluminense assumiu a concessão da rodovia em abril de 2008, após licitação promovida pela ANTT em 2007. A concessionária é responsável pela gestão, manutenção e ampliação da via.

Como um dos principais corredores logísticos do país, a BR-101, também no trecho entre o RJ e o ES, é essencial para o escoamento econômico e a mobilidade diária de milhares de usuários.

Serão 10 no total os leilões de rodovias federais que o governo pretende realizar até o final do ano, quatro a mais do que nos primeiros sete meses de 2025.

Os leilões abrangerão novos projetos, mas há na carteira otimização de contratos estressados — as concessões antigas que fracassaram e precisam passar por repactuações.

É o caso do leilão de otimização da Autopista Fluminense, envolvendo a BR-101, entre Campos-Niterói. A rodovia necessita de investimentos, sobretudo na duplicação da pista em determinados trechos.
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ANTT não acolhe pedido para a retirada da linha férrea na área de Campos
07/06/2023 | 06h03
O secretário municipal de Mobilidade, Sérgio Mansur, reivindicou à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a retirada da linha férrea na BR-101 Norte, na área de Campos. Ele sustenta que os trilhos causam grande retenção de tráfego, “o que anularia os benefícios da duplicação da via”.

A ANTT não acolheu o pedido. A solicitação foi rejeitada pela área técnica do órgão. A alegação é que se trata de um trecho ativo, atualmente concedido à FCA, “o que interfere no contrato da ferrovia”.

O processo de relicitação do trecho da BR segue cumprindo os prazos determinados, com o andamento das melhorias que ficaram pendentes. É o caso do Trevo do Índio e da duplicação do Km 215 ao Km 217.

Já o levantamento das intervenções ficará para o novo edital. A previsão é de que o contrato com a concessionária dure até março de 2024. Mas o prazo pode ser prorrogado por mais dois anos.
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Sobre o autor

Saulo Pessanha

saulopessanha@fmanha.com.br