Heliporto Farol de São Tomé e Pelag promovem ação de plantio de mudas com alunos da rede municipal
Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol de São Tomé, tiveram um dia repleto de experiências na última sexta-feira (11). A convite do gestor do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), Samir Mansur, em parceria com o Heliporto Farol de São Tomé, administrado pela Infra Operações Aeroportuárias, as crianças participaram do plantio coletivo de árvores e ainda conheceram de perto o funcionamento do Heliporto.
O encontro começou pela manhã, no núcleo do Pelag, onde todas as crianças ajudaram a plantar mudas de mangue branco e vermelho, aprendendo na prática a importância de cuidar do meio ambiente e valorizar o lugar onde vivem. Na parte da tarde, o grupo seguiu para o Heliporto Farol, onde puderam conhecer as medidas de segurança operacionais e chegar bem perto das aeronaves, vendo de perto como tudo é preparado antes dos voos.
Para muitos, foi a primeira vez pisando em um heliporto e a empolgação era visível. O superintendente Rosimar Tavares destacou como foi gratificante receber os estudantes.
“Eles participaram de forma dinâmica, foi possível explicar as forma de evitar acidentes e a mitigação de focos de atração da fauna, como o correto tratamento dos resíduos, além de destacar a importância da preservação da Área de Segurança Aeroportuária (ASA), conforme Instrução Normativa do IBAMA. Quando falamos de segurança e preservação, falamos do futuro e eles são o nosso futuro. Foi muito bom abrir nossas portas e viver esse aprendizado com eles”, destacou Tavares.
Samir Mansur, gestor do Pelag, reforçou a importância de incentivar as crianças com atividades como essa.“Essas vivências despertam o cuidado com o lugar onde vivem. Alguns já conheciam o parque; outros, não. E a parceria com o heliporto foi fundamental para ampliar esse aprendizado”, pontuou.
O grupo de amigos Maria Victória Cardoso, Raila da Silva e Yan Nascimento, com idades entre 11 e 12 anos, saiu do passeio cheio de ideias novas e um brilho especial no olhar.
“A gente nunca tinha plantado uma árvore. Foi muito legal fazer isso juntos e depois ainda conhecer o heliporto. Quem sabe um dia a gente não trabalha aqui também?”, disseram, entre sorrisos tímidos e orgulhosos, já imaginando possibilidades para o futuro.
A diretora Cláudia Barreto, que acompanhou a turma, destacou o impacto da ação. “É muito bom ter o Pelag e o heliporto como parceiros. Eles abrem portas para nossos alunos aprenderem sobre o meio ambiente, segurança e sonharem com possibilidades que talvez nem conhecessem. Vivenciar tudo isso fora da sala de aula faz toda a diferença. São experiências que eles vão levar para a vida, que ampliam horizontes e mostram um mundo maior do que o que estão acostumados a ver”, finalizou a diretora.
O Heliporto está aberto para o agendamento de visitas que podem ser feitas em grupos e estão sujeitas à disponibilidade do aeródromo. O foco é atrair escolas, instituições sociais e grupos de excursão. Os interessados devem entrar em contato com a unidade pelo e-mail: contato@infra-aeroportos.com.br.
O Heliporto está aberto para o agendamento de visitas que podem ser feitas em grupos e estão sujeitas à disponibilidade do aeródromo. O foco é atrair escolas, instituições sociais e grupos de excursão. Os interessados devem entrar em contato com a unidade pelo e-mail: contato@infra-aeroportos.com.br.
Com informações da Ascom