A Guarda Municipal de Campos tem intensificado as operações de fiscalização no trânsito e, mesmo com a rigidez das leis, ainda encontra motoristas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Só em 2025, já foram registradas 321 infrações por falta de habilitação, e 1.129 veículos foram removidos ao pátio municipal. Na operação mais recente, que foi realizada na semana passada, 20 condutores foram flagrados dirigindo sem estarem legalmente habilitados.
De acordo com o comandante da corporação, Wellington Levino, as ações da Guarda vão além da organização do tráfego urbano e também atuam na prevenção da criminalidade.
“Essas operações contribuem também para a segurança pública, já que muitos veículos irregulares são usados em práticas criminosas. Dirigir sem habilitação é uma infração grave que oferece risco à vida de todos”, destacou.
O comandante ressalta ainda que é preciso realizar abordagens diretas, já que não é possível presumir se o condutor está habilitado.
“É uma infração gravíssima e muitas pessoas não têm noção do risco que causa para ele e para toda sociedade e é por isso que nós fazemos as nossas ações. Nós não podemos supor, deduzir, que aquele condutor não tem CNH então nós temos que fazer abordagens para fazer essa identificação”, explicou Levino.
A Guarda reforça que as ações de fiscalização continuarão sendo realizadas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de garantir um trânsito mais seguro e preservar vidas.