Dora Paula Paes
15/08/2025 14:51 - Atualizado em 15/08/2025 14:51
Reprodução
Em uma homenagem inédita, a atriz e cantora campista Zezé Motta será a primeira pessoa a receber o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A honraria será entregue na próxima terça-feira (19), quando ela estará em Campos para a cerimônia de abertura do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, que também lhe prestará homenagem e exibirá, a partir das 18h, o filme “Deixa”, com a atriz.
A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário da Uenf, no ano passado, reconhece a trajetória de Zezé Motta, que se destaca não só pela sua expressividade artística, mas sobremaneira por seu papel na luta pela valorização da cultura afro-brasileira.
Ao saber do título destinado pela Uenf, a artista chegou a expressar sua emoção chamando de “um abraço afetuoso da minha cidade natal”.
Festival de cinema - Entre 19 e 24 de agosto serão exibidos no evento, na cidade, 65 filmes nacionais e internacionais, com mostras temáticas, oficinas e debates. A Mostra Zezé Motta, por exemplo, trata de diversidade de raça e gênero, com inclusão.