Navegando na Poesia marca presença no I Simpósio Municipal de Educação de Campos
04/08/2025 17:20 - Atualizado em 04/08/2025 17:19
Foto: Divulgação
O início da última semana foi marcado por momentos de reflexão e aprendizado para as coordenadoras pedagógicas e seis educadores do projeto Navegando na Poesia, realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Tanto na segunda quanto na terça-feira (28 e 29/07), o projeto esteve representado no I Simpósio Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento aconteceu no Teatro Municipal Trianon, tendo palestras e mesas redondas sobre temas relacionados à qualidade da educação pública municipal, com enfoque na alfabetização e na avaliação.

— Os temas abordados no simpósio muito de perto se comunicam e se conectam com o fazer do Navegando, já que trabalhamos com leitura e escrita em escolas públicas municipais. Tudo o que diz respeito a leitura, escrita, alfabetização e letramento faz parte da compreensão para que possamos, de fato, promover essas habilidades e competências e contribuir nesse processo, que tem sido o gargalo da educação no Brasil — afirma a coordenadora pedagógica Alcimere Siqueira. — Também nos interessa entender como o município de Campos, onde estamos presentes em 15 escolas, atua nesse processo do olhar, do alinhamento e das metodologias construídas e aplicadas. Desta forma, estar neste simpósio amplia nossas habilidades, conhecimentos e formas de abordagem — destaca.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos, Tânia Alberto, o simpósio teve como objetivo ampliar as possibilidades de diálogo, análise crítica e fortalecimento das políticas voltadas à melhoria da educação pública municipal. Com realização da Escola de Formação dos Educadores Municipais (EFEM) e da equipe do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em Campos, o evento contou com cinco eixos estruturantes: avaliação; governança e gestão; infraestrutura física e recurso pedagógico; formação de gestores e professores; e reconhecimento e compartilhamento de boas práticas.

As palestras e mesas do simpósio tiveram convidados como a fonoaudióloga Isabela Brandt; o renomado educador e escritor Cipriano Carlos Luckesi; a neuropediatra Nathalia Moriguti; a pedagoga Fabiana Nagib; a neuropsicopedagoga Daniele Dias; a psicopedagoga Amanda Nascimento; a neurocientista Christiana Laterça; a terapeuta integrativa Simone Ghizi; e o comunicólogo Wilson Heidenfelder, além dos professores Igor Pacheco, Débora Sales, Shayane Ferreira e Regina Lannes, todos com atuação de destaque. Também participaram a secretária Tânia Alberto; articuladora do CNCA em Campos, Layla Constantino; e a coordenadora da EFEM, Talita Ernesto. Na plateia, em meio a centenas de professores, o Navegando na Poesia esteve representado pelas coordenadoras pedagógicas Alcimere Siqueira e Tatiany Arêas, e pelos educadores Fernanda Alves, Júlia Magalhães, Laís Lino, Mateus Cunha, Paula Braga e Rogério Peixoto.

Existente desde 2018, o Navegando na Poesia promove oficinas e eventos literários em 43 escolas públicas municipais, em 11 municípios da Bacia de Campos. No município de Campos dos Goytacazes, a atuação do projeto engloba as escolas Alcebíades Candiano, APIC, Augusto Machado Viana, Carmem Sylvia Carneiro, Cláudia Almeida Pinto Oliveira, Custódio Generoso Vieira, Doutor Francisco Manoel Pereira Crespo, Gervásio Vasconcelos Cordeiro, João Borges Barreto, José de Azevedo, José Giró Faísca, Lídia Leitão de Albernaz, Marechal Artur da Costa e Silva, Pedro Álvares Cabral e Professora Áurea Simão.
Fonte: Ascom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS