Saulo Pessanha
22/03/2023 16:59 - Atualizado em 22/03/2023 17:04
A vice-presidente do Parlamento húngaro, Márta Mátrai, esteve na Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (22/03), para um encontro com o presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (PL).
Além da troca de experiência entre as duas casas legislativas, a comitiva visitou as instalações do Parlamento Fluminense e foi ao Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. Durante a reunião, Márta falou dos avanços do país nos últimos anos, com políticas de proteção à criança e ações que geraram a queda do desemprego, e ela convidou os deputados a visitarem o Parlamento da Hungria.
“É sempre muito interessante a troca de cultura e de experiência. A Marta é jurista, assim como eu, e uma pessoa formidável. Acho que o ponto mais importante dessa reunião foi analisar as mudanças legislativas que eles sofreram a partir de 2003, em especial em 2010, quando mudaram totalmente a Constituição do país e nos mostraram em números os avanços que eles alcançaram”, disse Bacellar.
VISITA A HUNGRIA
Agradecido pelo convite, Bacellar revelou que montou um grupo de trabalho para analisar as ações apresentadas e vai discutir a possibilidade de visitar o país. “Vamos carinhosamente analisar o que foi implementado lá e avaliar o que conseguimos aproveitar aqui, levando em consideração, é claro, a nossa realidade".
Bacellar falou também de possivelmente ser feita uma agenda conjunta entre o Poder Executivo e uma parte do Parlamento "para irmos à Hungria ver de perto o que eles nos apresentaram”.