Dora Paula Paes
02/02/2026 21:32 - Atualizado em 02/02/2026 21:32
Deputado Caio Vianna
/
Reprodução
Deputado federal de Campos, Caio Vianna (PSD-RJ), assina a lista que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banco Master. A assinatura de Caio amplia o documento criado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que protocolou, nesta segunda-feira (2), o pedido na Câmara dos Deputados. Os parlamentares querem investigar as fraudes financeiras bilionárias do Master, de Daniel Vorcaro.
— Oficialmente, os nomes de quem assinou só sairão quando a CPI for protocolada — disse o deputado, nesta noite, à Folha.
Entre os pontos propostos pela Comissão, os parlamentares pretendem investigar a tentativa de compra da instituição financeira pelo Banco de Brasília (BRB).
Para a CPI ser efetivamente criada, o pedido de abertura apresentado por Rollemberg precisa ser lido no plenário da Câmara. Após essa etapa, o requerimento vai para uma fila de CPIs.
“Deve ser protocolada amanhã (nesta terça-feira), segundo informação do gabinete do deputado Rollemberg. Porém, já consta a minha assinatura no sistema interno da Câmara”, salienta Caio.
A CPI do Banco Master precisa seguir o regimento da Casa, que preconiza um limite para o funcionamento de comissões desse tipo. Inicialmente, só podem funcionar simultaneamente na Câmara cinco CPIs criadas a partir de requerimentos.
Ao G1, Rodrigo Rollemberg explica:
“É uma oportunidade histórica da Câmara dos Deputados se aproximar da vontade da população, que exige a apuração desse escândalo, que é o maior escândalo de corrupção da história do país. Envolve autoridades das diversas instâncias de poder. Tem o envolvimento claro do governador do Distrito Federal que, nas palavras de Daniel Vorcaro, esteve em sua casa, e ele esteve na casa do governador do DF para tratar da compra de 12,2 bilhões de reais de títulos inexistentes do Banco Master pelo BRB e, posteriormente, da compra do Banco Master pelo BRB, trazendo um enorme rombo financeiro ao Banco de Brasília, o banco da população de Brasília. Certamente, esse rombo trará um ônus enorme à população de Brasília. É importante que todos os responsáveis sejam identificados, investigados e punidos exemplarmente.”