Presidente Lula tem aprovação de 50,2%, aponta pesquisa AtlasIntel
Mário Sérgio Junior 31/07/2025 11:56 - Atualizado em 31/07/2025 17:05
Infográfico: Eliabe de Souza
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve um crescimento de 49,7% no início de julho para 50,2% no final do mês. É o que mostra a pesquisa Latam Pulse do instituto AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (31). A avaliação de governo também apresentou melhora, embora siga majoritariamente negativa. No cenário para 2026, o levantamento aponta que Lula superaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL).
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de julho, com 7.334 entrevistados em todo o país, e apresenta margem de erro de um ponto percentual. O nível de confiança é de 95%.
Na avaliação do governo do presidente Lula, o índice de quem considera a gestão “ótima ou boa” subiu de 43,4% no início do mês para 46,6%. Já a avaliação “ruim ou péssima” recuou de 49,4% para 48,2%. E a percepção de governo “regular” chegou a 5,1%, depois de estar em 7,2% na pesquisa anterior.
A mudança no cenário de aprovação acontece em meio à resposta que o governo Lula tem dado diante do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além das sanções aplicadas pelo estadunidense contra o Brasil.
O geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, William Passos, analisou os dados.
— Com metodologia baseada em entrevistas pela Internet estruturadas em tecnologia de big data, mas com alta confiabilidade de pesquisa, a aprovação ao governo Lula na AtlasIntel/Bloomberg oscilou dentro da margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos, porém apresentando tendência de alta e chegando a superar numericamente a desaprovação. No entanto, o percentual de entrevistados que considera o governo ruim ou péssimo ainda supera o daqueles que o consideram ótimo ou bom. Por sua vez, para os entrevistados, os principais problemas do país seguem sendo corrupção, criminalidade e tráfico de drogas, extremismo e polarização política e enfraquecimento da democracia, além da economia e da inflação. Nos cenários eleitorais testados, se a eleição fosse hoje, Lula supera todos os adversários (Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michele Bolsonaro) — disse Passos.
Lula na frente em todos os cenários para 2026
Para o primeiro turno, o instituto montou três cenários. No primeiro, Lula aparece com 48,5% e Tarcísio Freitas com 33,0%. Em terceiro aparecem empatados Ratinho Jr. e Romeu Zema com 3,6%, seguidos de Ronaldo Caiado (3,0%), Ciro Gomes (2,9%), Pablo Marçal (2,2%) e Eduardo Leite (0,4%). Branco e nulo ou não souberam responder somaram 2,8%.
Infográfico: Eliabe de Souza
No segundo cenário, em uma possível disputa contra Michele Bolsonaro, Lula aparece com 48,5% e a ex-primeira-dama com 29,7%. Romeu Zema aparece em terceiro lugar, com 6,6% das intenções, seguido de Ronaldo Caiado (4,6%), Ratinho Jr. (4,2%), Ciro Gomes (2,8%), Pablo Marçal (1,7%) e Eduardo Leite (0,6%). Branco e nulo ou não souberam responder somaram 1,6%.
Já no terceiro cenário, em uma possível disputa entre Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas, o ministro da Fazenda tem 34,2% das intenções e, se considerada a margem de erro, fica numericamente empatado com o governador de São Paulo, com 33,8%. O cenário segue com Ciro Gomes (8,5%), Romeu Zema (4,0%), Eduardo Leite (3,0%), Ratinho Jr (2,9%), Ronaldo Caiado (2,8%) e Pablo Marçal (1,7%). Branco e nulo ou não souberam responder somaram 9,0%.
Em um segundo turno, Lula também venceria em possível disputa com todos os nomes apresentados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS